Inadimplência do consumidor sobe 2,2% no acumulado do ano em Guarulhos

- PUBLICIDADE -

A inadimplência do consumidor em Guarulhos subiu 2,2% no acumulado do ano, de acordo com os dados da Boa Vista SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito). Na comparação interanual, contra o mesmo mês do ano anterior, houve elevação de 3,3%, e na avaliação mensal (contra o mês anterior), queda de 0,4%.
O indicador de recuperação de crédito do consumidor na cidade – obtido a partir da quantidade de exclusões dos registros de inadimplência – apontou crescimento de 4,8% no acumulado do ano. Na comparação interanual, contra o mesmo mês do ano anterior, o indicador caiu 6,9%, e na avaliação mensal (contra o mês anterior), houve aumento de 1,1%.

O indicador de registro de inadimplência é elaborado a partir da quantidade de novos registros de dívidas vencidas e não pagas e o indicador de recuperação de crédito é elaborado a partir das exclusões de registros informadas à Boa Vista SCPC pelas empresas credoras. O índice calculado pela média móvel dos últimos 12 meses do mês de referência, tendo como ano base a média desses valores em 2011 (base = 100). A partir de março de 2016, as séries dessazonalizadas (as quais utilizavam o filtro sazonal X-12 ARIMA, disponibilizado pelo US Census Bureau) foram descontinuadas.

Foto: Ivanildo Porto

- PUBLICIDADE -