Denúncias de crimes em Guarulhos aumentam 100% durante esse ano

- PUBLICIDADE -

O número de denúncias de crimes diversos em Guarulhos sofreu elevação de 100% de janeiro a outubro de 2016, em relação ao mesmo período do ano passado. Segundo informações do site colaborativo chamado “Onde fui Roubado”, ocorreram 86 delitos, ante os 43 crimes no mesmo período de 2015.

De acordo com o levantamento, Guarulhos já perdeu mais de R$ 1 milhão num ano. Ainda segundo os dados, a região que lidera o ranking de maior número de denúncias é o Macedo, seguida do Centro, Jardim Presidente Dutra, Gopouva, Pimentas, Jardim Rosa de França e Vila Rosalia.
Grande parte dos crimes cometidos acontece no período da noite (54%) e com mulheres (71%). Em contrapartida, os homens são 29% das vítimas. Em compensação, os guarulhenses denunciaram mais com frequência nas delegacias da cidade.

Pelo menos 62% registraram o boletim de ocorrência neste ano, contra os 48% do ano passado. Já os tipos de ocorrência mais registrados são o de roubo (quando o autor do crime se apropria de objeto por meio de violência), seguido do furto (crime sem o emprego de violência).
Os objetos mais cobiçados pelos bandidos são o celular, a carteira e documentos. Outros objetos como bolsa, cartão de crédito, relógio e notebook também configuram a lista.

O site colaborativo foi criado por um grupo de estudantes de Ciência da Computação da Universidade da Bahia (UFBA). Cansados de conviver com a violência urbana, Marcio Vicente e Felipe Norton, criaram um sistema que é possível o usuário registrar o local, data, horário e objetos roubados por meio de um cadastro feito no próprio site.

Reportagem: Leticia Lopes
Foto: Ivanildo Porto

- PUBLICIDADE -