Média do preço do IPVA ficará 4,8% mais barato em 2017

- PUBLICIDADE -

A média do preço do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) ficará 4,8% mais barato para os motoristas de Guarulhos em 2017. Segundo informações divulgadas ontem pela Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo, este cálculo envolve motos, automóveis, utilitários, caminhões, micro-ônibus e ônibus. Entretanto, se for considerado apenas os automóveis, a queda será de 5,3%.

Neste ano, o imposto teve queda média de 3,3%, enquanto que em 2015 este número chegou a 4,2%. Já as alíquotas do imposto permanecem inalteradas. Os donos de veículos movidos a gasolina e os bicombustíveis recolherão 4% sobre o valor.
Já os que utilizam exclusivamente álcool, eletricidade ou gás, ainda que combinados entre si tenham alíquota de 3%. E as picapes cabine dupla pagam 4%.

Os utilitários tiveram redução de 5,4%, seguidos dos automóveis, ônibus e micro-ônibus, com redução de 5,3%. Os preços de venda de motocicletas fecharam 2,9% abaixo do valor apurado no ano anterior.
A Secretaria da Fazenda espera arrecadar R$ 15,4 bilhões com o IPVA 2017. A frota total de veículos no Estado de São Paulo é de aproximadamente 24 milhões, sendo que 17,5 milhões pagam IPVA. Outros 6,2 milhões não pagam mais o imposto por terem mais de 20 anos de fabricação.

Reportagem: Gustavo Druzian
Foto: Ivanildo Porto

- PUBLICIDADE -