Guarulhos se mantém como a 13º economia entre as cidades brasileiras

- PUBLICIDADE -

Guarulhos manteve a 13ª posição econômica entre as cidades brasileiras com um Produto Interno Bruto (PIB) de R$ 51,3 milhões. Em relação ao estado, a cidade permanece na quarta posição atrás dos municípios de São Paulo, Osasco e Campinas, contribuindo com 0,9% do total do PIB do país. A constatação faz parte do ranking do Produto Interno Bruto (PIB) dos Municípios 2010-2014.

Apesar de se manter nas mesmas posições observadas em 2013, a cidade apresentou ligeiro crescimento. Naquele ano o PIB registrado foi de R$ 49,3 milhões o que fez com que o município contribuísse com 0,93% do total do PIB do país.

Segundo o IBGE, excluindo-se os municípios das capitais, Guarulhos faz parte do grupo de nove cidades que geraram, individualmente, mais de 0,5% do PIB em 2014, agregando 7,3% da renda do país. Com exceção de Campos dos Goytacazes (RJ), que gerava 1,0%, todos os demais eram paulistas e com grande integração entre a indústria e os serviços: Osasco e Campinas (gerando 1,0% cada), Guarulhos (0,9%), São Bernardo do Campo e Barueri (0,8% cada), Jundiaí e Sorocaba (0,6% cada) e São José dos Campos (0,5%).

Os maiores geradores de riqueza naquele ano foram: São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Belo Horizonte, Curitiba, Manaus e Porto Alegre. Juntos, esses municípios representavam 14,3% da população brasileira.
Em 2014, a média dos 557 municípios com maior PIB gerou 97,3 vezes mais renda que a média dos 3.342 dos municípios com menor renda.

Reportagem: Rosana Ibanez
Foto: Ivanildo Porto

- PUBLICIDADE -