Mais de 7,4 mil crianças estão em fila de espera por vaga na rede municipal

- PUBLICIDADE -

A poucos dias do início do ano letivo 7.464 crianças aguardam por uma vaga na Educação Infantil da rede municipal de ensino. Segundo dados do portal da Secretaria de Educação, a maior espera está para quem busca uma vaga no Berçário I (crianças de até 1 ano de idade) que atualmente tem 3 mil nomes.
O déficit de vagas atinge outras faixas etárias como o Maternal (crianças entre 2 e 4 anos) com 2.720 nomes na fila e o Berçário II (crianças entre 1 e 2 anos) onde atualmente 1.744 crianças aguardam. Há ainda 443 adultos aguardando vaga no programa de Educação de Jovens e Adultos (EJA), sendo 76 para o Ciclo I e 367 para o Ciclo II.

Segundo a Secretaria de Educação, os números se referem à faixa etária de 0 a 3 anos, já que, de acordo com a pasta todas as crianças de 4 anos em diante já foram atendidas. Com relação à EJA, não existe demanda excedente, tendo em vista a criação de novas turmas.

Dentre as medidas adotadas pela Educação para reverter esse quadro estão a entrega de novas unidades escolares, como a EPG Otoya Sato, além da escola que compõe o complexo do CEU Itapegica, prevista para o mês de março. Outra medida é a ampliação do contrato com as conveniadas que atendem a Creche que acontecerá ainda neste primeiro semestre.

Estatísticas – Guarulhos possui atualmente 140 escolas próprias e outras 55 unidades conveniadas. Há ainda 10 Centros de Educação Unificada (CEU). No total são 116 escolas de Educação Infantil com 1.520 turmas e 43.187 alunos; 108 escolas de Ensino Fundamental com 1.698 turmas e 54.922 estudantes; uma escola com Educação especial com duas turmas e 10 alunos; e 29 escolas com Educação de Jovens e Adultos (EJA) com 103 turmas e 3.354 estudantes.

Reportagem: Rosana Ibanez
Foto: Ivanildo Porto

- PUBLICIDADE -