Unimed implementa sistema inovador de assistência no Pronto Atendimento

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Para prestar uma assistência mais eficiente, o Pronto Atendimento do Hospital Unimed Guarulhos – unidade I, localizado no bairro Vila São Jorge, implantou um novo modelo de atendimento focado no paciente e na redução do tempo médio de espera para a consulta médica. Após a aplicação do modelo, em menos de 30 dias, o tempo médio de espera foi reduzido em 50%.
“O atendimento foi excelente, médico e equipes muito prestativos e não precisei ficar horas aguardando para ser atendida como em outros hospitais”, avaliou Erica Henrique Santos Rocha, 33 anos, encarregada de limpeza.

A equipe deste projeto de melhoria estudou o fluxo de pacientes, a quantidade de profissionais atuante e a área disponível. A equipe de triagem e a de atendimento inicial foram unificadas para que o atendimento seja mais ágil e resolutivo. Além disso, o número de salas de atendimento foi ampliado e os médicos neste novo fluxo vão até o paciente e não o contrário, como é habitual em outros hospitais.
Para a redução do tempo de espera, foi realizada uma completa revisão de cada fase do processo de atendimento e identificou-se onde estavam os maiores desperdícios de tempo que comprometiam a satisfação do paciente.

De acordo com a Dra. Andrea Gushken, líder do Comitê de Melhoria Contínua da Unimed Guarulhos e responsável pelo projeto, o principal objetivo desse modelo é oferecer um serviço centrado no paciente, o mais rápido possível e de altíssima qualidade. “As mudanças em processos de trabalho e no fluxo de atendimento, por meio de uma metodologia eficiente, estão trazendo bons resultados e satisfação tanto para os pacientes quanto para os colaboradores”, avalia.

Este projeto de melhoria está sendo desenvolvido no Curso Especialista em Melhoria, realizado no Albert Einstein – Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa, com professores do Institute for Healthcare Improvement (IHI/EUA). O objetivo do curso é formar a primeira turma de especialistas em projetos de melhoria contínua, voltado para a área de saúde da América Latina.
A Dra. Andrea Gushken foi selecionada pela equipe do IHI/Fesp/ Sescoop/SP para representar a Unimed Guarulhos e se juntar a representantes de outras importantes organizações que também estão realizando projetos de melhoria em saúde.

Autores do projeto

Professores do curso Especialista em Melhoria: Dr. Paulo Borem, Diretor de Projetos da Região da América Latina no IHI; Prof. Dr. Ademir Petenate, PhD em Estatística da Iowa State University e Professor de Estatística na Universidade de Campinas.
Líder do projeto: Dra. Andrea Gushken.

Patrocinador: Dr. Vicente Maiaroti Junior, Diretor Presidente da Unimed Guarulhos.
Gestora do Projeto: Sandra Giacomelli, enfermeira coordenadora da enfermagem do pronto atendimento.
Equipe do Projeto: Dr. Fernando A. Muniz Lopes, Médico Coordenador da equipe médica do Pronto Atendimento; Jennifer Robiatti, Coordenadora da Qualidade do Hospital Unimed Guarulhos – unidade I; Ana Paula Machado, Superintendente Administrativa do Hospital da Unimed Guarulhos; Rita Velasques, Líder de Atendimento no Pronto Atendimento; Rosemeire Saporito, Líder de Atendimento-Internação; Vânia Domiciano, Superintendente Assistencial do Hospital Unimed Guarulhos.
Apoio: Heber Panzarin, Analista de TI.

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