Zoonoses leva orientações sobre escorpiões aos bairros

- PUBLICIDADE -

A partir da próxima segunda-feira (13), biólogos do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) da Prefeitura vão atender a população das regiões com maior incidência de escorpiões, em tendas instaladas nos bairros afetados. A ação, que será realizada das 10 às 13 horas, começará pelo Jardim Palmira, onde o atendimento será na rua Jaime dos Santos Augusto Filho. Além de fornecer orientações sobre prevenção, os especialistas irão receber demandas da população relacionadas ao assunto.

As tendas serão montadas nas proximidades das Unidades Básicas de Saúde (UBS) ou em locais de grande movimento. Na terça-feira (14), os biólogos estarão na rua da UBS Cambará (Adolfo de Vasconcelos Noronha); dia 16, na UBS Santa Paula (rua Maria Roza de Campos); e dia 17, no Jardim Gracinda (rua José Gonçalves Neves), perto do supermercado Barbosa.

O objetivo da ação é divulgar e esclarecer sobre os riscos à saúde que esses animais representam, bem como orientar a população quanto às medidas para a correção de irregularidades do meio ambiente, que favorecem a instalação e proliferação da espécie. Dentre os cuidados que devem ser observados destaca-se a necessidade de destinação correta do lixo doméstico, evitando moscas e baratas, que servem de alimento aos escorpiões.

Em caso de picada por escorpiões, a pessoa deve procurar o serviço médico imediatamente e, se possível, levar o animal para que seja identificada a espécie. Em Guarulhos, a referência para o atendimento desses casos é o Hospital Municipal de Urgências (HMU), que fica na avenida Tiradentes nº 3.392, no Bom Clima. Mais informações sobre o assunto podem ser obtidas no Centro de Controle de Zoonoses pelo telefone (11) 2436-3666.

- PUBLICIDADE -