Shopping Pátio Guarulhos destina espaço com diversos títulos da literatura brasileira

Localizado na Vila Rio, em Guarulhos, o Shopping Pátio Guarulhos segue empenhado na elaboração e realização de projetos com incentivo à cultura e entretenimento. A novidade, agora, é o Cantinho da Leitura, um espaço dedicado a visitantes de todas as idades, com títulos diversos da literatura brasileira e estrangeira à disposição gratuitamente para serem lidos em meio a um ambiente acolhedor e aconchegante, criado exclusivamente para atender de crianças a adultos.

O projeto foi concebido pelo shopping em parceria com a educadora e artista plástica Maria Cininha. E a iniciativa se deu após o sucesso da exposição Romaria de Livros, realizada em 2016, no Pátio Guarulhos, com a proposta de explorar a importância da leitura infantil e juvenil. A mostra apresentou as Marias, personagens divertidas e cheias de personalidade criadas pela autora, inseridas dentro de livros feitos de papel e papelão.

Maria Cininha atua com recorte e colagem de papéis para a criação de personagens lúdicos, como as Marias, e, através deles, encabeça campanhas com temas de interesse cotidiano, como o uso consciente da água em “Chic é Economizar Água”, além dos projetos “Maria vai à Praça” e “Vestidos em Algodão para as Meninas do Sertão”. Além de expostas em shopping centers de outras cidades, estabelecimentos públicos e privados, suas obras já iniciaram projetos educacionais em escolas, oficinas de artes em eventos e o Cantinho da Leitura no Shopping Pátio Guarulhos.

A inauguração oficial do Cantinho da Leitura acontece na quinta-feira, 23 de março e, inicialmente, o espaço atenderá de quinta-feira a sábado, das 14h às 20h. Para incrementar o acervo, o projeto também aceitará doações de livros.