Quase 17 mil eleitores guarulhense poderão ter o título cancelado

- PUBLICIDADE -

Guarulhos conta quase 903 mil eleitores. Destes, aproximadamente 17 mil podem ter seus respectivos títulos cancelados por não terem comparecido as urnas nas últimas três eleições e ao menos justificaram o motivo da ausência. O prazo para regularização termina no próximo dia 02 de maio.

Os prazos para regularização foram estabelecidos pela Resolução TSE (Tribunal Superior Eleitoral) n.º 23.506, com início da contagem em 02 de março e final em 02 de maio deste ano.

No caso de Guarulhos, dos 16.983 que devem regularizar sua situação. Dos inadimplentes com a Justiça Eleitoral, apenas 249 regularizaram seus títulos. Ou seja, menos de 1% do total de eleitores.

Em contrapartida, o número de eleitores que deixaram de votar nas últimas três eleições representa quase 2% (16.983) dos 902.810 eleitores.

O TRE (Tribunal Regional Eleitoral) considera o procedimento para regularização como rápido e ágil. Já a quitação eleitoral  é emitida na hora. O eleitor também tem a possibilidade de agendar o horário de atendimento pelo site do TRE – www.tre-sp.jus.br -, munido de documento oficial e, se possível, os comprovantes de votação, de justificativa e de quitação de multa.

Os eleitores com voto facultativo ou com deficiência comunicada à Justiça Eleitoral não precisam comparecer ao cartório. Conforme prevê a Constituição Federal (artigo 14, parágrafo 1º), o voto é facultativo para os jovens com idades entre 16 e 18 anos e para as pessoas acima de 70 anos.

Reportagem: Antônio Boaventura

[email protected]

Foto: Ivanildo Porto

- PUBLICIDADE -