Share
Quase 40% dos eleitores guarulhenses já realizaram o cadastro biométrico

Quase 40% dos eleitores guarulhenses já realizaram o cadastro biométrico

A cidade de Guarulhos possui atualmente pouco mais de 909 mil eleitores registrados na Justiça Eleitoral. Destes, 39% já realizaram o cadastro biométrico, que tem como finalidade proporcionar maior agilidade na votação e transparência do ato. O eleitor guarulhense conta com oito pontos disponíveis para que possa realizar cadastro.

A captura das digitais dos eleitores, em Guarulhos, pode ser realizada em qualquer uma das zonas eleitorais – 176º, 185º, 278º, 279º, 393º, 394º, 395º -, além do poupatempo. Para fazer o cadastro é necessário agendamento prévio pelo site do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP).

Este processo começou a ser realizado na cidade em fevereiro de 2013, e pode ser realizada a qualquer tempo de segunda a sexta-feira no horário de expediente das zonas eleitorais supra e aos sábados no poupatempo das 08h às 13h.

Entretanto, o cadastro biométrico ainda não é obrigatório na cidade, mas já registra a adesão de 39% dos eleitores. Ou seja, 359 098 eleitores. Contudo, a cidade também apresentou um aumento de 0,75% no seu número de eleitores em relação ao último processo eleitoral realizado no ano passado. Guarulhos passa a ter, neste momento, 909 356 eleitores.

No entanto, apesar da disponibilidade da tecnologia, o registro biométrico ainda não é obrigatório. De acordo com o TRE-SP, o próximo processo eleitoral, previsto para acontecer em outubro do próximo ano, ainda será realizado, em Guarulhos, nos moldes atuais. O órgão não informou qualquer tipo de previsão de obrigatoriedade para esta implantação.

Reportagem: Antônio Boaventura
antonio.boaventura@guarulhoshoje.com.br

Deixe seu Comentário