Aula de percussão é destaque na abertura da Semana do Brincar

- PUBLICIDADE -

Animação e alegria marcaram a abertura da Semana Mundial do Brincar em Guarulhos. A primeira atividade foi realizada com a participação dos alunos da Escola Estadual Francisca Batista de Andrade em um grande círculo de percussão, organizado pelo Conservatório Municipal, na manhã de segunda-feira (22), no CEMEAR (Centro Municipal de Educação e Artes). O evento é promovido pela Secel – Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, com o objetivo de ressaltar a importância do brincar, valorizando e respeitando o tempo das crianças brincarem.

Por isso, até domingo, dia 28, será oferecida uma programação com muitas brincadeiras. É a primeira vez que a SECEL abre as portas para uma escola da rede estadual. Mônica Bittencourt, professora de uma das turmas, comemora a iniciativa: “É um aprendizado enorme para os alunos, poder ouvir e produzir música ajuda a estimular o gosto deles e isso é muito positivo”.

Para espantar o frio e integrar a disposição das crianças em brincar, o professor Fábio Bonvenuto distribuiu entre os alunos tubos de percussão e ofereceu aos participantes conhecimentos preliminares de música. Essa brincadeira divertida resultou na execução da música La Bamba, canção folclórica mexicana.

A Semana Mundial do Brincar terá muitas atividades exclusivas, como os jogos Cooperativos, de Tabuleiro e Esportivos, sempre das 9h às 14h pelos educadores das ACM que acontecem durante toda semana; as Brincadeiras na Praça das Pedras no dia 25, das 14h às 16h, com equipes do CAPS, Recriar, Instituto Acolher, Faculdade Anhanguera e CEAG; a Flamencoterapia, música dos anos 60 e dança para idosos, que acontece na próxima sexta-feira, dia 26, às 14h, no Centro de Referência do Idoso, e muito mais.

Brincadeiras tradicionais, circuitos, cirandas, corda e elástico, danças, artes, leitura e contação de histórias são algumas das atividades que acontecerão nas Escolas da Prefeitura de Guarulhos, CEUs, Centros de Incentivo à Leitura, praças, parques, teatros, bibliotecas, zoológico, entre outros.

Confira a programação completa em http://portaleducacao.guarulhos.sp.gov.br/brincar/

Foto: Yve de Oliveira / Secel

- PUBLICIDADE -