Prefeitura lança projeto para preservação do Teatro Padre Bento

- PUBLICIDADE -

Neste domingo (4), às 10h, a prefeitura, por meio da Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer (Secel), lança o projeto “Conhecer para Cuidar”, iniciativa que integra a programação das comemorações dos 80 anos do Teatro Padre Bento, patrimônio histórico da cidade de Guarulhos. A iniciativa envolve ainda a Secretaria de Meio Ambiente e o Grupo Asas Cultura.

Durante o evento, participantes ajudarão na construção de uma maquete do teatro e serão orientados por monitores. A atividade, que tem duração de aproximadamente duas horas, e será realizada em uma unidade móvel que permanecerá estacionada no local. No fim da atividade, cada um levará para casa uma maquete para construir junto aos familiares e amigos.

Ao todo serão quatro sessões: das 8 às 10h, das 10 às 12h, das 13h30 às 15h30 e das 15h30 às 17h30, num total de 320 participantes. Nos dias 5, 6 e 7 de junho, cerca de mil alunos das redes municipal e estadual de ensino também participam da atividade.

O Teatro Padre Bento foi criado em 1937, sendo o primeiro na cidade, com o objetivo de ser opção de lazer para os hansenianos do Sanatório Padre Bento, para onde eram levados os doentes de Hanseníase, que na época eram separados da sociedade. Também já funcionou como Cine Padre Bento, com bailes também realizados no espaço.

A construção teve contribuição dos próprios internos, que queriam um espaço com atividades culturais para entretenimento. Eles fabricaram boa parte dos móveis e produziram as pinturas decorativas e os materiais técnicos. Com o controle da hanseníase, na década de 60, o local, antes restrito aos pacientes, foi aberto à comunidade local.

O Teatro do Padre Bento, centro de referências culturais e arquitetônicas de nossa cidade, é tombado pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico, Arqueológico e Turístico do Estado de São Paulo (Condephaat) e pelo Conselho Municipal de Patrimônio de Guarulhos.
Em 2007 foi à última vez que o espaço passou por restauração completa. Ele foi reinaugurado durante as comemorações do aniversário de 447 anos de Guarulhos.

Serviço:

Lançamento do projeto “Conhecer para Cuidar”
Data: Domingo – 4 de junho
Horário: 10 h
Local: Teatro Padre Bento
Endereço: Francisco Foot, nº. 3 – Jardim Tranquilidade

Foto: Márcio Lino

- PUBLICIDADE -