Mês do Meio Ambiente terá diversas atividades na cidade

- PUBLICIDADE -

A Prefeitura de Guarulhos, através da Secretaria do Meio Ambiente (Sema), preparou agenda especial com trinta dias seguidos de atividades em junho, a fim de celebrar o Mês do Meio Ambiente. Serão dezenas de atividades em diferentes endereços da cidade. Até o final do mês, haverá atividades em diversos locais da cidade, para reforçar reflexões e ações de conscientização e preservação.

O Adamastor Centro também está na programação. Do Dia Mundial do Meio Ambiente, 05, até o dia 20, quem passar pelo local poderá conferir uma seleção com 90 fotografias sobre animais e plantas nativas da cidade, na exposição “Guarulhos e sua Biodiversidade”.
Para quem se interessa por árvores, a exposição “Árvores e Sementes”, no Bosque Maia, traz 45 sementes de árvores nativas, como jacarandá, paineira e quaresmeira. O trabalho pode ser conferido no Centro de Educação Ambiental que fica dentro do parque. Tanto no Zoológico, quanto no Bosque Maia, as exposições seguem até o próximo dia 30.
Atividades de lazer espalhadas pela cidade

São dezenas de atividades, entre exposições, trilhas, oficinas, plantios de árvores, gincanas e rodas de conversa acontecendo em diferentes endereços da cidade. No zoológico, o tema da vez é “Tráfico de Animais”, abordando as armadilhas, como alçapões e maletas utilizadas por criminosos para capturar aves silvestres podem ser vistas na exposição montada no Museu de Ciências Naturais, que fica na área do Zoológico. No local, os visitantes podem aproveitar para ver um exemplar de anhuma, ave que estampa a bandeira de Guarulhos, mas que está extinta no município.

O Bosque Maia terá diversas atividades, com exposições educativas na tenda branca, além de gincanas, oficina de brinquedos feitos à partir de materiais recicláveis, distribuição de mudas de plantas, aulas de zumba e trilha lúdica para as crianças.

O Parque Chico Mendes terá atividades de contação de histórias, com os arte educadores Wânia Carolis e Fabu Valente, além de atividades como escotismo, para crianças entre sete a onze anos.

Além dessas atividades, haverá palestras, como combate ao desperdício de energia em casa e no trabalho e a sustentabilidade no município de Guarulhos. No dia 20 (terça-feira), terá oficinas de observação de aves, no Parque Chico Mendes e no Horto Florestal, além de danças circulares sagradas, atividade que compõe o movimento mundial de cultura e paz, celebrando a diversidade e multiculturalismo preservando as danças de diferentes povos.
A prefeitura também realizou o plantio de 577 mudas de espécies nativas da Mata Atlântica, entre elas ipês, quaresmeiras, jequitibás e pitangueiras, em diversos locais da cidade. Entre os locais contemplados estão a região do Haroldo Veloso, avenida Armando Bei, Vila Carmela; Condomínio Empresarial Bonsucesso; Bosque Maia e também o Sesi Jardim Adriana.

A programação do Mês Ambiente tem o apoio da Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer (Secel); entrada gratuita. A lista completa de atividades está disponível no portal da Prefeitura de Guarulhos na internet: www.guarulhos.sp.gov.br

- PUBLICIDADE -