Exposição fotográfica De Peito Aberto retrata a vivência das pessoas com câncer de mama

- PUBLICIDADE -

A exposição fotográfica “De Peito Aberto – a autoestima da mulher com câncer de mama, uma abordagem humanista”, chega acompanhada de palestras, que já percorreram o mundo todo e que desde o dia 15 até o dia 30 do mês de junho, ficará à disposição do público em Guarulhos, no Internacional Shopping. A iniciativa de trazer a mostra ao município é da Secretaria Municipal de Saúde, dada à relevância do tema e a notoriedade dos organizadores.

A mostra é resultado do projeto sociocultural de mesmo nome, que retrata homens e mulheres que enfrentam ou enfrentaram o câncer de mama, além de colocar em foco a humanização da medicina em geral. Com a exposição fotográfica, palestra e ações nas redes sociais, o projeto retrata a doença sob uma perspectiva mais humana e sensível, uma iniciativa da jornalista e escritora Vera Golik e do fotógrafo e sociólogo Hugo Lenzi, após vivenciarem casos de câncer em suas próprias famílias.

O secretário de Saúde, José Sérgio Iglesias Filho, destacou a importância do evento por retratar a vivência de pessoas acometidas pelo câncer de mama, que é uma das principais causas de morte na atualidade. “Nós estamos muito preocupados com o aumento da incidência da doença. Fico me perguntando: quantos casos iremos detectar? E muito além disso, queremos não só efetuar o diagnóstico, mas fazer o acolhimento e o tratamento de qualidade”, disse.

Exposição e palestras no mundo

A jornalista Vera Golik explicou que, ao lado do marido Hugo Lenzi, começou com o projeto em 2006 a fim de mudar a lógica atual em que os profissionais médicos são capacitados cada vez mais para cuidar de doenças e não de pessoas. Com mais de 40 exposições e 160 palestras pelo Brasil e ao redor do mundo, “De Peito Aberto” recebeu mais de oito milhões de visitantes e aproximadamente 25 milhões de pessoas tiveram acesso às informações sobre o evento por meio da mídia.

Além disso, mais de 15 milhões de internautas foram impactadas pelo projeto nas redes sociais. As imagens da exposição mostram as histórias de mais de 50 mulheres e um homem de todo o Brasil, dos Estados Unidos, de Portugal e da Espanha, entre 18 e 90 anos, de diversas origens, etnias e classes sociais. Elas captam as emoções vividas por essas “guerreiras e um guerreiro” em cada uma das etapas do câncer.

O Projeto De Peito Aberto tem como meta estimular uma nova conduta em relação ao enfrentamento do câncer de mama e oferece informação de qualidade sobre a doença. A ação acontece em todo o Brasil, Entre os vários temas que são colocados em foco durante a exposição estão à humanização da medicina e a conduta médico e paciente, além da relação entre amigos e familiares e como lidar com esses fatores que afetam a autoestima.

Especialista em mastologia ministra palestra em Guarulhos

Rogério Fenile, mestre e doutor em Ciências Médicas pela Unifesp, médico assistente do Serviço de Mastologia do Hospital Pérola Byington e chefe da equipe de Mastologia da Amil Saúde Internacional, estará em Guarulhos no próximo sábado (24), para ministrar a palestra “Direitos da Mulher e Medicina Humanizada”. O tema será apresentado às 10h30, no Cinemark do Internacional Shopping.

Vale ressaltar que a cirurgia de reparação da mama afetada pelo câncer é uma etapa fundamental no tratamento da doença, melhora a qualidade de vida e resgata a autoestima das pacientes. Pela sua importância na recuperação total do câncer de mama, a lei 12.802/2013 foi sancionada para garantir que todas as mulheres submetidas à mastectomia no combate à doença tenham acesso à reconstrução mamária no Sistema Único de Saúde (SUS).

Serviço:
Exposição fotográfica “De Peito Aberto – a autoestima da mulher com câncer de mama, uma abordagem humanista”
Permanência da Exposição: Até o dia 30/06/17
Local da Exposição Fotográfica: Piso térreo do Internacional Shopping (Rodovia Presidente Dutra, saída 225, Guarulhos, CEP 07034-911, SP)
Tel.: (11)2414-5000
Horários: segunda a sábado, das 10h às 22h00; Domingos das 11h às 21h.

- PUBLICIDADE -