Cinco mil toneladas de lixo são retiradas de áreas públicas de Guarulhos

Assunto: Ação Brilha Guarulhos Local: Av. Pedro de Souza Lopes, 7800 - Recreio São Jorge Data: 09.05.2017 Foto: Fabio Nunes Teixeira

Em apenas seis meses, um total de 5,4 mil toneladas de diversos tipos de resíduos como entulho, madeira, móveis, pneus entre outros materiais, foram retirados das ruas, praças e terrenos da cidade pela Prefeitura de Guarulhos. O total equivale a 2.054 caminhões com 5m3 de capacidade cada um.

O trabalho foi executado pela equipe do Departamento de Limpeza Urbana da Secretaria Municipal de Serviços Públicos. São pelo menos 600 pontos viciados de descarte irregular existentes pela cidade, entre eles, a avenida Baquirivu é a “recordista da sujeira”. Do local, no período entre 10 de abril e 20 de maio, foram retiradas 1.587 toneladas de lixo. Em segundo lugar aparece a rua Amador Bueno, no Itapegica, com a retirada de 470 toneladas de sujeira.

A secretária de Serviços Públicos, Loredana Glasser ressaltou a importância da população para manter a cidade limpa. “A Prefeitura está somando esforços para limpar a cidade e nestes primeiros meses uma quantidade impressionante de materiais descartados irregularmente foi encaminhada aos locais corretos. O trabalho de limpeza só é efetivo quando a população participa, respeitando os dias e horários de coleta de lixo e utilizando os Pontos de Entrega Voluntária (PEVs) para o descarte de entulhos e volumosos”, afirmou a secretária.

Todo o material recolhido passa por um processo de triagem. Madeiras e pneus são encaminhados para recicladoras particulares. O entulho, após limpo, é levado para a Usina de Reciclagem da Proguaru, onde é transformado em agregado reciclável para ser usado em obras de pavimentação, edificação e na fabricação de elementos pré-moldados. O restante é destinado ao aterro sanitário, no Cabuçu.

Pontos de Entrega Voluntária

Guarulhos oferece 19 Pontos de Entrega Voluntária (PEV), que são espaços para a destinação adequada de resíduos da construção civil e demolição (ferro, argamassa, solo e outros). Nesses locais, os munícipes podem entregar até 1m³ (um metro cúbico) de material por dia, o que equivalente a 12 (doze) carrinhos de mão cheios ou a 20 sacos de 50 litros. Os PEVs recebem também materiais como móveis, pneus e poda. Os endereços estão disponíveis no link http://www.guarulhos.sp.gov.br/pagina/pev

- PUBLICIDADE -