Centro de Referência da Igualdade Racial é inaugurado na Semana da Mulher Negra


Com o tema Trajetória, Afetividade e Liderança, a 11a. Semana da Mulher Negra Latinoamericana e Caribenha de Guarulhos contará com atividades culturais, debates e inauguração do Centro de Referência da Igualdade Racial, que acontecerá no dia 25/07 (terça-feira), às 14h, no CEU Ponte Alta, localizado na Rua Pernambuco 826 – Jd. Ponte Alta – Guarulhos/SP.

Entre os problemas que ainda são enfrentados pelas mulheres negras no Brasil, está o feminicídio. Por este motivo, a Prefeitura de Guarulhos incluiu no evento um debate, abordando esta questão, com o tema “Para Bem Viver é Preciso Estar Viva”, oportunidade para aprofundar a reflexão sobre os fatores que ameaçam todos os dias a vida de milhares de mulheres negras, que ainda sofrem como o racismo e diversas outras formas de violência e intolerância.

O Dia Internacional da Mulher Negra Latinoamericana e Caribenha é celebrado anualmente em 25 de julho e teve origem em 1992, na ocasião em que mais de 300 mulheres negras de diversos países reuniram-se na República Dominicana para debater suas condições de vida e buscar soluções para os grandes desafios vividos por elas. No Brasil, o dia 25 de julho, também faz referência a Tereza de Benguela, líder quilombola que resistiu bravamente à escravidão por duas décadas, liderando levantes de negros e índios em busca da liberdade.

Inauguração do Centro de Referência da Igualdade Racial e abertura da 11ª Semana da Mulher Negra Latinoamericana e Caribenha

Data: 25/07/2017

Horário: 14h

Local: CEU Ponte Alta | Rua Pernambuco 826 – Jd. Ponte Alta – Guarulhos/SP

O local será um espaço para discussão das relações raciais, atendimento de casos de racismo, leitura de livros relativos à temática racial, oficinas, entre outros.

Programação

25/07 às 14h

Abertura Oficial

Inauguração do Centro de Referência da Igualdade Racial

Debate: Para o Bem Viver é Preciso Estar Viva com Carmem Dora – Presidente da Comissão de Igualdade Racial da OAB/SP

Local: CEU PONTE ALTA

26/07 das 9h às 13h

Oficina de Turbantes

Painel Informativo: Grandes Mulheres Negras Brasileiras

Informações sobre saúde da mulher, testagem de hepatite, distribuição de preservativo.

Local: Calçadão da Dom Pedro

28/07 às 14h

Roda de Conversa: Mulher Negra no Mundo do Trabalho

Local: Auditório SECEL – 5º andar

- PUBLICIDADE -