Cerca de 150 mil alunos voltam às aulas nesta 2ª feira nas escolas da rede estadual

- PUBLICIDADE -

Aproximadamente 150 mil alunos da rede estadual de ensino retornam às aulas nesta segunda-feira (31) em Guarulhos, que conta com 175 escolas do governo de São Paulo. Para garantir o cumprimento dos 200 dias letivos, previstos na Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), as escolas devem encerrar a programação pedagógica, no mínimo, no dia 21 dezembro.

O planejamento semestral, no entanto, sofreu alteração, de acordo com o artigo 6º, da resolução SE-67. Desde a data da publicação, passa a vigorar que o período de planejamento ou replanejamento do segundo semestre deve acontecer nos dias 31 de agosto e 1º de setembro, nas escolas da rede pública do estado de São Paulo.

As escolas recebem matrículas de novos alunos interessados em ingressar na rede estadual durante todo o ano letivo. Para fazer o cadastro compareça a unidade de ensino mais próxima e preencha o formulário. É necessário apresentar documento de identidade (certidão de nascimento e RG) e comprovante de residência. No caso de alunos menores de idade, o cadastro deve ser feito por pais ou responsáveis.
Em contrapartida, os alunos matriculados na rede municipal de ensino retomaram suas atividades na última segunda-feira (24). Atualmente a cidade possui 116 mil alunos distribuídos em 141 escolas. De acordo com Alexandre Zeitune, vice-prefeito e secretário de Educação, Cultura, Esporte e Lazer (Secel), o governo municipal prevê o atendimento pleno de sua demanda nesta segunda-feira (31).

Por conta de problemas burocráticos, cerca de 10 mil alunos ficaram sem aula nesta primeira semana do retorno do recesso escolar. Entretanto, o dirigente afirmou que esta situação está próxima de uma solução. Ele revelou que o processo de regularização das entidades conveniadas será concluída até o início da próxima semana.

“Começou esta semana e já temos mais de 100 mil alunos estudando. As conveniadas assinaram esta semana. Vai começar o processo dos quintos anos e estamos trabalhando para avançar. Na segunda- feira estaremos atendendo plenamente”, concluiu Zeitune.

Reportagem: Antônio Boaventura
[email protected]
Foto: Ivanildo Porto

- PUBLICIDADE -