Observação de pássaros é atração em parques da cidade

Até o fim deste mês, a Prefeitura de Guarulhos, por meio da Secretaria de Meio Ambiente (Sema), vai promover cinco sessões do encontro para “Observação de Pássaros”, em diferentes parques da cidade. De acordo com levantamento realizado em 2015, Guarulhos possui 349 espécies de aves, entre elas, corujas, gaviões e papagaios.
Apesar de existirem em grande número, nem sempre encontrar os bichos por entre as árvores é tarefa fácil para olhos destreinados. Para ajudar os participantes a ter sucesso na tarefa, a atividade conta com monitoria do ornitólogo amador Ramón Dueñas Nuñes. Apaixonado por pássaros e por fotografia, ele já registrou 70% das espécies existentes no município.

Sempre com a máquina fotográfica a tiracolo, para não perder nenhuma oportunidade, Nuñes explica que a receita para conseguir encontrar as aves envolve paciência e silêncio. Uma vez ou outra, Nuñes lança mão de um truque: reproduzir o canto do passarinho que deseja atrair, o que aumenta as chances de visualização.
Para participar da atividade, basta comparecer no local e hora marcados. No próximo dia 15, a atividade acontece no Parque Chico Mendes; no dia 17, no Bosque Maia; e nos dias 23 e 29, no Horto Florestal.

Serviço:
Parque Chico Mendes
Avenida José Miguel Ackel, 110
Telefone: 2425-4369
Bosque Maia
Avenida Paulo Faccini, s/nº
Telefone: 2482-1667
Horto Florestal de Guarulhos – Reserva Biológica Burle Marx
Estrada do Morro Grande, s/n°
Telefone: 2436-1329