Dedicado à saúde infantil, Agosto Dourado tem programação especial

Ass:Encerramento Semana das Crianças Grupo/Grupo Capelania Hospitalar Local:HMC Data:11.10.2007 Foto:Márcio Lino/PMG

As ações do Agosto Dourado, mês dedicado à saúde da criança e ao aleitamento materno, serão intensificadas nesta sexta-feira (18), no chamado Dia D. Nessa data, todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) vão oferecer uma programação especial e gratuita para a população, com atividades que incluem café da manhã, atividades lúdicas para as crianças, massagem, gincana, bingo com leitura de frases sobre a importância da amamentação durante um sorteio e outro, entre outras atrações.

A programação será diferente em cada uma das 69 UBS, que estarão decoradas na cor dourada. Em algumas delas haverá sessão de cinema com distribuição de pipoca, teatro de fantoches, atividades físicas para as crianças e seus pais, como é o caso do circuito da alegria, que a UBS Cabuçu vai realizar às 9 horas, no espaço da academia de Saúde, com dança das cadeiras e brincadeiras diversas, como corrida do ovo, passa anel, pula corda, além de orientação e avaliação bucal.

Para participar das atividades, o interessado pode acessar o link abaixo que contém quatro planilhas, com a programação das regiões de Saúde da cidade. O Agosto Dourado integra o novo Projeto Movimenta Saúde, que atribuirá uma cor a cada mês, com ações para chamar a atenção da sociedade sobre diferentes temáticas.

Dentro dessa proposta, o Setembro Verde será voltado à saúde da população idosa e conscientização sobre doação de órgãos; o Outubro Rosa (saúde da mulher e prevenção do câncer de mama); o Novembro Azul e Novembro Negro (saúde do homem e da população negra) e o Dezembro Colorido, comemorará vários temas: luta contra a Aids (1º/12), prevenção ao câncer de pele, dia de luta da pessoa com deficiência (3/12) e aniversário de Guarulhos (8/12).

Trilha, corrida e caminhada

O Agosto Dourado ainda contará com uma trilha para crianças a partir dos oito anos de idade, que será realizada no Parque Estadual da Cantareira (Núcleo Cabuçu), no próximo dia 26, das 9 às 12 horas. Paralelamente às atividades desenvolvidas nas UBS e dentro das ações de promoção à saúde, será formada a Equipe de Corrida e Caminhada – Movimenta Saúde. O objetivo é incentivar as práticas esportivas, visto que a inatividade física é o quarto fator de risco de mortalidade mais importante no mundo, estando associado a 6% de todas as mortes globais.