A evolução da Medicina Veterinária

- PUBLICIDADE -

Hoje a Medicina Veterinária encontra-se muito mais avançada do que há 10 ou 15 anos. Na atualidade o animal de estimação é considerado e tratado como membro da família. Foi-se a época em que cães e gatos eram criados nos quintais de nossas casas e recebiam como alimentação restos de comida caseira. Hoje há um mercado de utensílios voltados exclusivamente para estes animais e de cuidados também.

Há diversos tipos e marcas de ração específicas para porte, raça e idade de qualquer animal para que este receba uma alimentação balanceada por toda a sua vida. Existe também a opção de uma alimentação natural onde o tutor do animal faz a comida para seu pet e a oferece em porções diárias… para isso o animal deverá passar em consulta com um médico veterinário apto a montar uma dieta específica para seu animal e acompanhá-lo clinicamente fazendo exames periódicos.

O médico veterinário é o profissional apto a tratar e medicar seu animal. Diante de qualquer necessidade em relação a manutenção da saúde do seu animalzinho este é o profissional que deverá ser procurado. Não adianta ficar ligando para empresas que prometem “auxílio” ou consultas “on line” como são oferecidos hoje por algumas empresas.

Caso tenha algum distúrbio de saúde, o seu pet deverá passar em consulta clínica com um profissional e examinado para que possa ser medicado da maneira correta. Na atualidade a Medicina Veterinária está muito adiantada em relação ao tratamento de muitas enfermidades dos animais. Hoje existem muitas especialidades que tratam com eficiência toda e qualquer patologia dos animais de estimação. Cada dia mais a Medicina Veterinária vem se especializando e se atualizando nos diversos tratamentos de diversas patologias.

Existem hoje oito especialidades reconhecidas pelo Conselho Federal de Medicina Veterinárias e outras tantas atuantes no mercado ajudando a manutenção do bem estar e aumentando a expectativa de vida de muitos pets.

As especialidades reconhecidas são: ortopedia, dermatologia, oncologia, acupuntura, cardiologia, patologia e homeopatia. Existem ainda especialidades que se somam as descritas acima: nefrologista, urologista, gastroenterologista, nutrição, oftalmologia, endocrinologia e fisioterapia.

Tal qual a medicina humana, a veterinária está cada vez mais avançando em estudos e tecnologia para buscar o tratamento para diversas enfermidades dos nossos animais de estimação. Hoje temos a disposição dos médicos veterinários diversos exames que auxiliam no diagnóstico precoce de doenças graves, diminuindo assim o risco de morte em diversas patologias. Hoje contamos com exames como ultrassom, raio-x digital, raio-x contrastado, tomografia, endoscopia, ecodopplercardiografia, eletrocardiografia, ressonância magnética, exames laboratoriais específicos. Todo este aparato vem em prol da saúde de nossos pets e com o intuito de aumentar a qualidade e expectativa de vida de cada indivíduo fazendo assim que participem cada vez mais de nossas vidas, merecendo todo o respeito, pois já foi mais que provado que temos nesses animais, nossos melhores amigos.

Anna Claudia Vargas da Silva
Médica Veterinária
Bicho Mais Feliz – Clinica Veterinária de Pequenos Animais

- PUBLICIDADE -