O secretário de Saúde, José Sérgio Iglesias Filho, recebeu nesta quinta-feira (17) seis representantes do movimento Ocupação Povo Sem Medo, que não apresentaram pauta definida. Segundo o líder do grupo, Zelídio Barbosa Lima, o objetivo era o diálogo direto com o secretário de Saúde pelo fato dele ser médico.

Sérgio Iglesias, acompanhado da secretária-adjunta Graciane Figueiredo, de integrantes da equipe do Departamento de Assistência Integral à Saúde e do Conselho Municipal de Saúde, ouviu algumas queixas dos manifestantes e expôs a situação da Saúde encontrada no início da gestão. O secretário também destacou as principais medidas adotadas, as quais já resultaram na melhoria do atendimento à população.

O remanejamento de profissionais da Atenção Básica é um dos exemplos, medida que possibilitou a destinação de mais médicos para várias Unidades Básicas de Saúde (UBS), incluindo a UBS Pimentas, que chegou a ficar mais de um ano sem nenhum profissional da área médica e hoje tem cinco. Além disso, desde maio passado, pelo pacote emergencial Saúde Agora, a população conta com a abertura de UBS aos sábados.

Outra medida classificada como enérgica por Sérgio Iglesias, mas necessária, foi a contratação do Instituto Gerir para a administração do Hospital Municipal de Urgências, Hospital Municipal da Criança e do Adolescente e do serviço de pronto-atendimento Paraventi, o que também já resultou em melhorias ao atendimento da população. O secretário ainda falou das dificuldades orçamentárias da Saúde, agravadas principalmente por conta de dívidas herdadas da gestão anterior.

Ao final da reunião, o líder Zelídio disse que seu objetivo não era somente o de criticar, mas, munido das informações obtidas pela equipe da secretaria, prestaria esclarecimentos aos demais integrantes do movimento. Nesse sentido, Graciane Figueiredo alertou para a dificuldade de contatar alguns pacientes da rede, pelo fato de muitas pessoas mudarem o número do telefone e não atualizar o cadastro nas unidades. Um novo encontro deverá ocorrer na próxima semana, para buscar soluções conjuntas.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here