Programa Educa Mais é repercutido por gestores e professores da Rede Municipal

- PUBLICIDADE -

Em apenas três semanas, a implantação do Programa Educa Mais vem agradando professores e alunos da Rede Municipal. Esse novo modelo tem por objetivo desenvolver ainda mais a aprendizagem dos alunos dos 5º anos, ampliando o período de permanência na escola de 4 para 7 horas diárias.

A proposta do período estendido é promover uma transformação efetiva na aprendizagem dos alunos, visando a construção de uma escola criativa e de qualidade social, na qual a sala de aula possa se concretizar de forma lúdica e em múltiplos espaços.

Aulas interativas

Para a diretora Márcia Bueno, da EPG Siqueira Bueno, o programa é muito proveitoso para os alunos. “Nós estamos percebendo avanços pedagógicos e os professores estão com estratégias bastante pontuais. Os pais dos alunos também nos dão devolutivas muito positivas, dizendo que esse período estendido ajuda a motivar ainda mais seus filhos a estudar”, ressalta a diretora.

Márcia explica ainda que o estabelecimento de ensino mantém parceria há alguns anos com a vizinha Escola Estadual Capitão PM Alberto Mendes Júnior. Todos os dias, uma das turmas do 5º ano visita a escola parceira para uma ação diferenciada em uma sala equipada com recursos multimídia. Nessas aulas interativas, os professores têm usado recursos diferenciados, trabalhando com vídeos e jogos.

Na última semana, os alunos tiveram uma atividade de matemática, na qual trabalharam o funcionamento do sistema monetário, utilizando panfletos de supermercados e recortes dos produtos. Com um valor fictício de R$30,00 para cada, os alunos fizeram contas de adição e subtração para não ultrapassar o valor estipulado enquanto simulavam as compras.

Educa Mais

A intenção da Prefeitura de Guarulhos é que a rede municipal se transforme, a partir da implantação do período estendido em todas as 141 unidades escolares. Nesta primeira fase, o programa beneficia mais de 4 mil alunos matriculados em 42 escolas, onde participam de atividades lúdicas voltadas para o ensino de língua portuguesa, matemática e produção textual. Ainda no período estendido, cada escola do programa recebe uma alimentação a mais, transporte e toda infraestrutura necessária para garantir a qualidade do ensino e do atendimento dos estudantes nesse processo.

Integram o Programa Educa Mais as seguintes escolas da Prefeitura de Guarulhos: Alfredo Volpi, Álvares de Azevedo, Amadeu Pereira Lima, Anísio Teixeira, Anselmo Duarte, Bárbara Cristina, Carlos Drummond de Andrade, Castro Alves, Cora Coralina, Crispiniano Soares, Dorival Caymmi, Edson Nunes Malecka, Evanira Vieira Romão, Eugênio Celeste Filho, Felício Marcondes, Giovani Angelini, Graciliano Ramos, Gracira Marchesi Trama, Hamilton Felix, Heraldo Evans, Inez Rizzatto Rodrigues, Jean Piaget, Padre João Alvares, Jorge Amado, José Jorge Pereira, Manoel Bomfim, Manoel de Paiva, Mario Lago, Manoel Rezende da Silva, Manuel Bandeira, Mônica Aparecida Moredo, Monteiro Lobato, Moreira Matos, Nazira Abud Zanardi, Nelson de Andrade, Pedrinho e Narizinho, Pedro Geraldo Barbosa, Perseu Abramo, Selma Colalillo Marques, Siqueira Bueno, Tom Jobim e Walter Efigênio.

- PUBLICIDADE -