Orquestra Jovem e Cia. de Danças Clássicas encenam Dom Quixote no Teatro Adamastor

No próximo final de semana a Orquestra Jovem Municipal de Guarulhos (OJMG) e a Cia. Brasileira de Danças Clássicas apresentam a obra Dom Quixote, no Teatro do Adamastor Centro. O espetáculo tem entrada gratuita.

Sob direção artística de Guivalde de Almeida, um dos grandes nomes no Brasil na remontagem de obras clássicas, a apresentação terá como solista a bailarina Paula Alves, da São Paulo Companhia de Dança, gentilmente cedida para esta ocasião. No repertório, a OJMG executa Dom Quixote, de autoria do austríaco Léon Minkus, composta em 1869.
Com cerca de 40 bailarinos e mais de 60 músicos em cena, a obra exige dos intérpretes técnica e leveza. “Nesse sentido, a musicalidade oferecida ao balé pela Orquestra vai proporcionar aos bailarinos toda a ambientação necessária para o envolvimento do público, um espetáculo, certamente, com grande beleza”, observa o maestro regente, Emiliano Patarra.

Baseado na obra de Miguel de Cervantes, Dom Quixote narra uma história de amor espanhol: Basílio é apaixonado por Kitri, mas ela está prometida por seu pai a um rico comerciante chamado Gamacho. Entre idas e vindas na tentativa de ficarem juntos, Dom Quixote fica encantado com Dulcinéia e acompanhado de Sancho Pança vivem mil aventuras e batalhas desta linda trama que culmina no casamento dos dois apaixonados.

Don Quixote é uma das obras de repertório clássico mais dançadas em companhias pelo mundo. Sua primeira apresentação oficial aconteceu em 25 de dezembro de 1869, pelo Balé Imperial do Teatro Bolshoi, na Rússia.

Serviço:
Sábado (26), às 20h; domingo (27), às 19h
Teatro do Adamastor Centro
Avenida Monteiro Lobato, 734 – Macedo
Entrada Gratuita