Programa Educa Mais intensifica a fiscalização da alimentação escolar

- PUBLICIDADE -

A Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer – Secel está realizando avaliações sistemáticas da primeira fase de implantação do Programa Educa Mais. Em apenas um mês, a iniciativa tem promovido mudanças no desenvolvimento da aprendizagem de alunos dos 5º anos, que agora permanecem em período estendido na escola, que passou de 4 para 7 horas diárias. Participam do Educa Mais 42 Escolas da Prefeitura de Guarulhos.

Entre as principais mudanças estruturais para a implantação do programa, está o sistema de alimentação escolar. Os alunos estão recebendo uma merenda a mais, o que tem exigido um rígido controle de logística e produtos, para manter a qualidade do atendimento.

Nesse sentido, o Vice-prefeito e Secretário da Secel, Alexandre Zeitune, explica que a alimentação escolar é um dos principais eixos do Programa, pois está diretamente ligada à formação das crianças: “Com o Educa Mais, estamos dando uma grande virada, implementando fiscalização, formação para as cozinheiras e orientações mais rígidas também nas refeições oferecidas nas escolas, garantindo dessa forma que os produtos levados às unidades escolares estejam dentro dos padrões nutricionais de qualidade”, destaca Zeitune.

Para potencializar o conhecimento das equipes gestoras e cozinheiros das escolas, o DCEOE – Departamento de Controle da Execução Orçamentária da Educação da Secel oferece treinamento sobre análise da qualidade do produto, embalagem, quantidade e a importância de atestar o recebimento dos produtos nas unidades escolares.

A Secel iniciou a instalação de estoque regulatório em todas as escolas da Rede Própria e Conveniadas. Essa novidade permite que produtos não perecíveis sejam armazenados de forma adequada e em quantidade suficiente para atendimento das demandas de emergência. Os estoques já estão sendo abastecidos.

Com relação à fiscalização, a iniciativa garante que todas as unidades escolares recebam alimentos de boa qualidade. As equipes de nutricionistas da Secel visitam os Centros de Distribuição duas vezes por semana, antes da saída dos produtos para as escolas. Essas ações intercaladas garantem que os produtos levados às unidades escolares estejam dentro dos padrões de qualidade.

Como todas as vistorias são por amostragem, é necessária a participação de todos os agentes envolvidos, incluindo a população, fiscalizando as ações, para que a Rede Municipal possa garantir uma alimentação com qualidade.

Aqui tem Educa Mais

A intenção da Prefeitura de Guarulhos é que a rede municipal se transforme, a partir da implantação do período estendido, em todas as 141 unidades escolares. Nesta primeira fase, o programa beneficia mais de 4 mil alunos matriculados em 42 escolas, onde participam de atividades lúdicas voltadas para o ensino de língua portuguesa, matemática e produção textual.

Integram o Programa Educa Mais as seguintes escolas da rede municipal: Alfredo Volpi, Álvares de Azevedo, Amadeu Pereira Lima, Anísio Teixeira, Anselmo Duarte, Bárbara Cristina, Carlos Drummond de Andrade, Castro Alves, Cora Coralina, Crispiniano Soares, Dorival Caymmi, Edson Nunes Malecka, Evanira Vieira Romão, Eugênio Celeste Filho, Felício Marcondes, Giovani Angelini, Graciliano Ramos, GraciraMarchesi Trama, Hamilton Felix, Heraldo Evans, Inez Rizzatto Rodrigues, Jean Piaget, Padre João Alvares, Jorge Amado, José Jorge Pereira, Manoel Bomfim, Manoel de Paiva, Mario Lago, Manoel Rezende da Silva, Manuel Bandeira, Mônica Aparecida Moredo, Monteiro Lobato, Moreira Matos, NaziraAbud Zanardi, Nelson de Andrade, Pedrinho e Narizinho, Pedro Geraldo Barbosa, Perseu Abramo, Selma Colalillo Marques, Siqueira Bueno, Tom Jobim e Walter Efigênio.

- PUBLICIDADE -