Quase 500 mil eleitores de Guarulhos ainda não realizaram biometria

- PUBLICIDADE -

Um total de 498.107 eleitores de Guarulhos ainda não realizaram o cadastramento biométrico obrigatório. Segundo o Tribunal Regional Eleitoral (TRE), desde 2013, quando a biometria começou a ser realizada na cidade, dos 903.359 eleitores, 405.252 (44,86%) cadastraram as digitais.

A Justiça Eleitoral recomenda ao eleitor que não espere o fim do prazo e faça logo a biometria com tranquilidade. A data limite é 23 de março de 2018. Quem não se cadastrar, terá o título cancelado.
Com a obrigatoriedade da biometria, o eleitor de Guarulhos conta com um novo Posto de Atendimento, inaugurado em 10 de julho. Em dois meses de funcionamento, o Posto realizou 6.316 atendimentos, quantitativo bem abaixo de sua capacidade que é de atender 1.100 pessoas por dia.

O objetivo do cadastramento é tornar ainda mais segura a identificação do eleitor na hora do voto ao impedir qualquer possibilidade de fraude. O procedimento envolve a coleta das impressões digitais, fotografia e assinatura digitalizada, além da atualização do endereço domiciliar e dos demais dados cadastrais.

A biometria obrigatória está sendo implementada gradativamente em São Paulo, mas os kits biométricos já estão disponíveis em todos os cartórios do Estado. No momento, 85 municípios passam pelo procedimento obrigatório.

O eleitor deve agendar seu atendimento no site do TRE-SP e comparecer ao Posto de Atendimento ou cartório com documento oficial de identificação com foto, comprovante de residência recente e título eleitoral, caso tenha. O agendamento não é necessário no Poupatempo.

- PUBLICIDADE -