Prefeitura testa a implantação de ônibus elétricos no sistema de transporte público

- PUBLICIDADE -

A Prefeitura de Guarulhos testa a possibilidade de implantar no sistema de transporte coletivo da cidade os veículos elétricos. O primeiro teste com este modelo de ônibus foi realizado no último dia 2. Entretanto, a Guarupass ressalta que a proposta ainda está em estudo, e por tanto, não é possível calcular os custos do projeto.

Com características diferenciadas dos atuais modelos que circulam nas vias guarulhenses, de acordo com a empresa gestora do sistema de transporte público da cidade, os veículos são mais silenciosos e não emitem poluentes. A administração municipal não se pronunciou quanto aos custos.

A prefeitura, por meio da Secretaria de Transportes e Trânsito (STT), fez o laboratório em algumas linhas do sistema. Veículos foram flagrados nesta data na rua Sete de Setembro, na região central. Os ônibus elétricos fabricados no país e que têm chassis da empresa chinesa BYD, já transitam na cidade de São Paulo, e circularam em testes nas linhas 275 (Cocaia – Shopping Internacional), operada pela empresa Viação Urbana Guarulhos (VUG), 433 (Terminal São João – Terminal Vila Galvão), 453 (Terminal São João – Centro), ambas administradas pela Empresa de Ônibus Vila Galvão.

A Guarupass justificou os testes como meio de avaliação do viário, em função destes ônibus terem piso baixo. Em contrapartida, o governo guarulhense afirmou que a implantação depende da adaptação da malha viária, pois o piso do ônibus é muito baixo.
No mês de julho, a empresa chinesa também realizou testes no sistema da capital com o mesmo modelo de veículo. A cidade, administrada por João Doria (PSDB), deve contar com 60 ônibus elétricos até o final deste ano.

Antônio Boaventura
[email protected]

Foto: Heloísa Balarini/Secom

- PUBLICIDADE -