De forma lúdica, crianças aprendem noções de trânsito na Cidade Mirim

- PUBLICIDADE -

Com o propósito de sedimentar conceitos relacionados à mobilidade urbana, a Escola Pública de Trânsito disponibiliza através da Cidade Mirim Ayrton Senna, localizada no Parque Fracalanza, na Vila Augusta, ações de orientação e ensinamentos de como se comportar no trânsito tanto na condição de pedestre quanto de condutor. A aplicação do tema é realizada de forma lúdica, através de brincadeiras.

“Aqui nós ensinamos a criança como se portar na rua como pedestre para ter noção de como atravessar a rua na faixa de pedestre, fazer sinal e identificar a sinalização. Isso ajuda muito no desenvolvimento”, disse Vicente Vasconcelos, chefe de divisão técnica de educação para o trânsito.

Anualmente, a Cidade Mirim Ayrton Senna, fundada em 1992, chega a receber aproximadamente 20 mil crianças distribuídas entre grupos comunitários e de escolas públicas e particulares. Entretanto, existe a perspectiva de ampliar este número de atendimento para 40 mil no próximo ano com a reforma prevista para acontecer no local.
“A criança aprende não só pra si, mas passa a utilizar estes conceitos em ambiente familiar, até porque ela anda no carro do pai ou da mãe. A criança acaba se tornando agentes mirins dentro da família”, explicou Vasconcelos.

A Cidade Mirim possui um circuito com faixas de pedestres, semáforos, sinalização de solo, mini posto de combustível, onde as crianças vivenciam o trânsito como ciclistas e como pedestres, acompanhadas por monitores da EPT. O local disponibiliza bicicletas, triciclos (totocas) e ainda conta com bicicletas adaptadas para pessoas com deficiência.
O objetivo é proporcionar o aprendizado da condução da bicicleta, assim como o reconhecimento deste equipamento como meio de transporte sustentável e não motorizado, porém, regulamentado pelo Código de Trânsito Brasileiro – CTB no seu cumprimento das normas de circulação e conduta. São necessárias quatro aulas de pedal para a formação deste “novo condutor”.

Antônio Boaventura
[email protected]

Foto: Ivanildo Porto

- PUBLICIDADE -