Primavera começa nesta sexta com intensificação do tempo seco em SP

CAMPINAS, SP - 13.09.2017 - CLIMA-SP - Muito calor e clima seco na cidade de Campinas. Movimentação no Parque Taquaral, na tarde desta quarta-feira, 13. (Foto: Maycon Soldan/Photo Premium/Folhapress)
- PUBLICIDADE -

O tempo seco que tem predominado em todo o Estado de São Paulo não deve dar folga com a mudança de estação. A chegada da primavera, às 17h02 da próxima sexta-feira (22), não interromperá a sequência de dias ensolarados e com umidade do ar baixa.
Já no primeiro dia da estação, a umidade poderá chegar aos 15% na capital paulista, o que caracterizaria estado de alerta. A brisa marítima que amenizará o tempo seco na última semana do inverno começará a perder força nesta quinta (21) e quase não atuará na sexta (22), segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia).

Para a OMS (Organização Mundial da Saúde), umidade menor do que 60% é nociva à saúde humana. Pelo órgão, índices entre 30% e 20% caracterizam estado de atenção; de 19% a 12% são de estado de alerta; e inferiores a 12% correspondem ao estado de emergência.
O tempo seco e ensolarado que tem atingido todo o Estado é resultado de uma massa de ar seco que se concentra no centro-sul do país. As temperaturas também continuarão altas no início da nova estação, com os termômetros marcando de 17°C a 30°C na sexta.

As doenças respiratórias podem ser agravadas nessas condições climáticas devido ao ressecamento das mucosas. Sintomas como complicações alérgicas e respiratórias devido ao ressecamento de mucosas, sangramento pelo nariz, ressecamento da pele e irritação dos olhos são ocasionados pelo ar seco.
Recomenda-se ingerir bastante água, usar soro fisiológico nos olhos e nas narinas, umidificar o ambiente através de vaporizadores, toalhas molhadas, recipientes com água, molhar os jardins e permanecer em locais protegidos do sol.

Apesar da continuidade do tempo seco e ensolarado nos primeiros dias da estação, as chuvas devem voltar a aparece com mais frequência na região, principalmente, a partir da segunda quinzena de outubro, apesar de a primavera ainda ser um período de chuvas irregulares.

EFEITOS DO TEMPO SECO
– Sangramento pelo nariz
– Ressecamento da pele
– Irritação dos olhos
– Eletricidade estática nas pessoas e em equipamentos eletrônicos
– Aumento do potencial de incêndios em pastagens e florestas

DICAS
– Umidificador de ar
É a melhor opção, mas não pode ser usado por períodos longos. Deve estar bem higienizado
– Toalha molhada
Por ter grande área de evaporação, é a segunda opção mais eficaz. Deve ser deixada perto da pessoa
– Balde de água
Umedece o ar, porém de maneira menos efetiva

OUTRAS ORIENTAÇÕES
– Beba 2 litros de água por dia
– Limpe olhos e nariz com soro fisiológico
– Evite exercícios das 11h às 15h
– Evite banhos longos e quentes e use hidratante
– Evite ar-condicionado (no carro, porém, é melhor manter os vidros fechados para se proteger da poluição)
– Regue os jardins

- PUBLICIDADE -