Moradores reclamam das condições em que as calçadas se encontram na cidade

- PUBLICIDADE -

As calçadas de Guarulhos estão em condições deploráveis. Esta foi a constatação do HOJE, que percorreu algumas ruas da cidade e registrou reclamações de moradores sobre as condições das calçadas ou passeio de ruas e avenidas. Eles revelaram que a falta de estrutura e os buracos são os principais obstáculos encontrados no dia a dia.

Próximo do Terminal Metropolitano de Ônibus da Vila Galvão, a aposentada Lúcia Palmira, 78 anos, revelou que por muito não se acidentou por conta de um buraco na calçada. Ela ressaltou que tem problema na articulação de seus joelhos e precisa de um equipamento de apoio para trafegar no passeio.
“Eu tenho dificuldade para andar nestas calçadas por conta dos buracos e o tamanho deles. Isso prejudica a minha locomoção. Precisam melhorar as condições delas para que todos possam andar de forma segura”, disse Palmira.

A também aposentada Marluce Sampaio, 71, que reside no Recreio São Jorge, retratou a dificuldade que encontra para se locomover nas ruas do bairro. “Quando não é o buraco, a gente precisa em algumas vezes andar pela meio da rua por que tem um poste ou uma árvore que não deixa a gente passar. As calçadas são muito pequenas e com muitas lombadas. Nós que já somos de idade não conseguimos ir muito longe por conta disso”, lamentou Marluce.

De acordo com a Lei Municipal n.º 3573/1990, a responsabilidade pela manutenção das calçadas ou passeio é do proprietário do imóvel. Em caso de autuação, o responsável pelo imóvel pode ser punido com multa que varia entre R$ 50 e R$ 1.000. A prefeitura não se pronunciou sobre o assunto.

Reportagem: Antônio Boaventura
[email protected]

Foto: Ivanildo Porto

- PUBLICIDADE -