São Paulo, Guarulhos e Santo André foram responsáveis pelo consumo de 71% da energia na região metropolitana

17/03/2017- São Paulo- SP, Estação de Energia paulistana na Berrini Foto: Alan White / Fotos Publicas
- PUBLICIDADE -

O Anuário de Energéticos por Município do Estado de São Paulo no ano de 2016, divulgado nesta sexta-feira, 29 de setembro, pela Secretaria de Energia e Mineração, mostra que os municípios da região metropolitana de São Paulo foram responsáveis pelo consumo de 71% de todos os tipos de energia utilizados no Estado em 2016, o equivalente a 16,5 bilhões de toe (tonelada de óleo equivalente).

A cidade de São Paulo continua liderando o ranking de consumo de energia na região, respondendo por 49,7% do total, seguida por Guarulhos com 16,5%, e Santo André com 4,4%. Os insumos mais utilizados foram os derivados de petróleo, energia elétrica e etanol.

“A região metropolitana de São Paulo registrou no ano passado uma queda no consumo de energia de 5,6%, índice superior à média estadual de 4,8%. Isso se deve principalmente pelo desligamento das termoelétricas, já que em 2016 os reservatórios das hidrelétricas estavam cheios e não houve a necessidade de ligar as térmicas. Em 2017, com a falta de chuvas e a ligeira retomada da atividade econômica o consumo energético deve subir”, comenta o secretário de Energia e Mineração do Estado de São Paulo, João Carlos Meirelles.

O consumo de energia elétrica na região também foi expressivo, com um total de 52 terawatts/hora (TWh), sendo 18 TWh para as residências, 16 TWh para o setor comercial e 13 TWh para as indústrias. No total a região consumiu 41% de toda a eletricidade utilizada no Estado. Outro destaque foi o consumo de gás natural no período, que atingiu 1,9 bilhões de m³, equivalente a 37% de todo consumo do Estado.

Os combustíveis automotivos mais consumidos na região em 2016 foram: 4,7 bilhões de litros de gasolina (46,6% de todo Estado), 3,1 bilhões de litros de óleo diesel (26,3% do Estado) e 3 bilhões de litros de etanol (36% do Estado).

Em 2016, o consumo de energia no Estado de São Paulo foi de 41,9 bilhões de toe (tonelada de óleo equivalente). Os dados excluem autoprodução de eletricidade, lenha e derivados, carvão mineral e derivados e os não energéticos de petróleo.

Regiões
A região metropolitana de São Paulo foi a que mais utilizou energia em 2016, consumindo 39,4% do total do Estado. Em seguida aparecem as regiões administrativas de Campinas (20,3%), Sorocaba (7,4%), São José dos Campos (6,2%), São José do Rio Preto (4,2%), Santos (3,5%), Ribeirão Preto (3,2%), Central (2,5%), Bauru e Marília (2,4%), Araçatuba e Presidente Prudente (1,8%), Franca (1,5%), Itapeva (1,3%), Barretos (1,2%) e Registro (0,9%).

Sobre o Anuário
O Anuário de Energéticos por Município no Estado de São Paulo 2016 apresenta dados sobre os principais energéticos consumidos pelos 645 municípios paulistas – energia elétrica, gás natural, etanol e derivados de petróleo, bem como as respectivas emissões de dióxido de carbono (CO2).

O documento é uma ferramenta para gestores municipais, em parceria com o governo estadual, desenvolver atividades regionalizadas de planejamento energético e também para que a iniciativa privada utilize em estudos e projetos que tenham a energia como insumo fundamental para seu desenvolvimento.

As principais informações do anuário podem ser acessadas na ferramenta Dados Municipais, com link disponível na homepage do site da Secretaria de Energia e Mineração. O arquivo com o estudo completo também está disponível na Biblioteca Virtual do hotsite Dados Energéticos. Para acessar a ferramenta online ou o pdf acesse www.energia.sp.gov.br

Foto: Alan White / Fotos Publicas

- PUBLICIDADE -