O mês de outubro anualmente marca um período de mobilização internacional conhecido como Outubro Rosa, para estimular o cuidado à saúde da mulher, com ênfase na prevenção do câncer de mama e do colo de útero. Em Guarulhos, dentro do Projeto Movimenta Saúde, todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) terão um calendário repleto de atividades voltadas ao tema.

As atividades serão focadas essencialmente na promoção à autoestima das mulheres, com oficinas para ensinar técnicas de maquiagem e de amarração de lenço e aula de alongamento. Também integra a programação, a palestra “Neurociência do Sucesso”, que será ministrada pela fonoaudióloga Márcia Menezez, especialista em voz, mestre em Distúrbio da Comunicação pela PUC-SP, doutora em ciências – Otorrinolaringologia pela Faculdade de Medicina da USP e consultora em comunicação profissional, coach.

A programação inclui, ainda, a ampliação da oferta de mamografias, de papanicolau (exame de prevenção do câncer do colo de útero), orientações sobre hábitos alimentares saudáveis e preventivos, prática de atividades físicas, ações de promoção da autoestima, entre outras. Ainda integra o Outubro Rosa a 2ª Corrida e Caminhada contra o Câncer de Mama, que será realizada no dia 29, no Bosque Maia, com largada às 8h. Esse evento será promovido pela Secretaria de Saúde e a K10 Marketing Esportivo, com o apoio do Instituto Avon.

O Outubro Rosa é um movimento conhecido no mundo todo, que tem por objetivo compartilhar informações e promover a conscientização sobre a doença, além de proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento. Com isso, visa contribuir para a redução da mortalidade e melhora da qualidade de vida das pessoas.

Campanha de arrecadação de lenços

O Outubro Rosa em Guarulhos ainda será marcado pela realização de uma campanha de arrecadação de lenços. Com o slogan “Nem todas as princesas usam coroas, algumas usam lenço”, as UBS instalarão caixas decoradas com o logo da campanha em suas dependências para coletar o material.

Os lenços angariados durante o Outubro Rosa serão doados à Oncoamigo (www.oncoamigo.org.br), uma associação beneficente sem fins lucrativos localizada em Guarulhos, que funciona como um núcleo de referência aos portadores de câncer, suprindo as carências imediatas de quem precisa vencer, no dia a dia, a batalha pela sobrevivência. Além da campanha, uma série de atividades será desenvolvida nas 69 UBS da cidade, com intensificação das ações no próximo dia 20 (sexta-feira), no chamado Dia D.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here