Zoológico monta mega operação para examinar leoa

Assunto: Leoa Radiografia Local: Zoológico Guarulhos - UNG Data: 11.10.2017 Foto: Fabio Nunes Teixeira
- PUBLICIDADE -

Cerca de vinte pessoas, entre veterinários, biólogos, tratadores e ajudantes realizaram nesta quarta-feira (11), uma verdadeira operação de guerra para examinar a leoa Maia, moradora do Zoológico de Guarulhos, no Jardim Rosa de França. Há cerca de uma semana, o animal começou a apresentar dificuldade de locomoção e hoje precisou ser submetida a radiografias no Hospital Universitário da Universidade Guarulhos – Campus Dutra.

A movimentação começou por volta das 9 horas, quando o felino de 200 kg foi sedado e transportado de caminhão até o local do exame, onde foi recebido por alunos do último ano do curso de Medicina Veterinária da Universidade. O procedimento correu sem nenhum incidente e terminou às 12h40, quando Maia foi levada de volta ao zoológico. Antes de retornar à companhia do leão Nero, no recinto de exposição, o animal permanece na área de cambiamento para recuperação da anestesia.

Após análise das radiografias da coluna (lombar, toracolombar e lombosacra) do animal, a equipe do zoológico notou uma redução de espaço na região da vértebra sacral, como explica a veterinária Hilary Hidasi. “Aparentemente, trata-se da chamada síndrome da cauda eqüina, o que causa bastante dor. O tratamento é feito com acupuntura e antiinflamatórios que já estão sendo ministrados”.

Maia e Nero, os leões do Zoo

O Zoológico de Guarulhos conta com um casal de leões em exposição. Maia, de 19 anos, considerada idosa, já que a expectativa de vida de leões em cativeiro é de no máximo 23 anos, chegou ainda bebê, com 18 meses, vinda do Zoológico de Cascavel (PR). Já o macho Nero, 10 anos, foi resgatado em 2011 de um circo itinerante. O animal foi encontrado sem as presas e sem as garras.

Serviço:

O Zoológico de Guarulhos fica na rua Dona Glória Pagnoncelli, 344 – Jardim Rosa de França. Aberto de terça a domingo, das 9 às 17 horas. Entrada gratuita.

Mais informações: 2455-6497

Imagem: Fábio Nunes Teixeira / PMG

- PUBLICIDADE -