Orquestra Jovem do Estado se apresenta neste sábado no Adamastor

- PUBLICIDADE -

A Orquestra Jovem do Estado de São Paulo realizará uma apresentação neste sábado (14), no Teatro Adamastor, com o premiado trompetista venezuelano Pacho Flores. Com contrato com o tradicional selo Deutsche Grammophon, o jovem artista é formado pelo renomado programa El Sistema, da Venezuela, e já tocou com grupos renomados como a Orquestra Filarmônica de Kiev e a Sinfônica de Tóquio. Flores transita entre o clássico e o popular, além de ser um entusiasta e promotor da música contemporânea.

Além de Guarulhos o grupo, ligado à EMESP Tom Jobim – escola de música do Governo do Estado de São Paulo e da Secretaria da Cultura do Estado, gerida pela organização social Santa Marcelina Cultura, também se apresentará, no domingo (15), em São Paulo.

Sob a regência de Cláudio Cruz, diretor musical e maestro titular do grupo, o programa apresenta os concertos para trompete e orquestra Aknamk Bunka, do compositor sueco Christian Lindberg, e Mestizo, do uruguaio Efraín Oscher, ambas peças contemporâneas, com solos de Pacho Flores. Para completar o repertório, o grupo fecha com Sinfonia nº 5 de Piotr Ilitch Tchaikovsky.

Continuando a temporada 2017, a Orquestra Jovem do Estado realiza mais dois concertos até o final do ano. Nos dias 17 e 19 de novembro, o grupo recebe o pianista Ricardo Castro; e em 16 e 17 de dezembro é a vez da Orquestra se apresentar com o clarinetista Bruno Ghirardi, vencedor do concurso Jovem Solista 2017.

O projeto artístico-pedagógico implantado em 2012 na Orquestra, somado com a chegada de Cláudio Cruz para assumir o conjunto, ampliou o número de bolsistas, otimizou a agenda de ensaios, intensificou a avaliação dos músicos com rigorosos processos seletivos e reajustou o valor das bolsas. De lá para cá, a Orquestra Jovem do Estado se tornou uma referência no país pela qualidade musical, identidade marcante e pela forte coesão entre os músicos, permitindo a construção de repertórios tecnicamente mais exigentes e sofisticados.

Serviço:
Orquestra Jovem do Estado com Pacho Flores
Regente titular: Cláudio Cruz
Solista: Pacho Flores, trompete
Sábado (14), às 20h
Local: Teatro Adamastor – Avenida Monteiro Lobato, 734 – Macedo
Entrada Gratuita
Duração: 80 minutos (aproximadamente)
Classificação indicativa: Livre

Foto: Heloísa Bortz

- PUBLICIDADE -