Programa Menina dos Olhos entrega óculos gratuitos a alunos da Rede Municipal

Assunto: Entrega de óculos Escola Municipal José Mauricio de Oliveira Local: Rua Orixa, 10 Data: 09.10.2017 Foto: Fabio Nunes Teixeira
- PUBLICIDADE -

Cerca de 90 alunos da rede municipal de ensino da cidade de Guarulhos receberam óculos gratuitos do Programa Menina dos Olhos, uma iniciativa das Secretarias de Educação, Cultura, Esporte e Lazer (Secel) e de Saúde. A entrega foi realizada para crianças da Educação Infantil e do Ensino Fundamental da EPG Doutor José Mauricio de Oliveira, localizada no bairro Jardim dos Afonsos.

A entrega dos óculos contou com as presenças da Secretária da Secel, Marli Aparecida Nabas Lopes, do Secretário da Saúde, José Sérgio Iglesias Filho, da Diretora do DOEP – Departamento de Orientações Educacionais e Pedagógicas, Zenaide Evangelista Cobucci. O Secretário José Sérgio destacou a importância da ação realizada entre a escola e as famílias. “O acompanhamento periódico da saúde visual das crianças é tão importante quanto oferecer os óculos a elas, pois verificar a evolução do problema de visão é algo que os pais e responsáveis também podem fazer por seus filhos, além de ficar atentos às datas de reavaliação”.

Parte do Programa Saúde na Escola (PSE), a entrega visa garantir a saúde ocular. Satisfeita com a iniciativa, a diretora da EPG Dr. José Maurício de Oliveira, Rosalina Yamada, observou a importância da iniciativa para a garantia do bom desempenho dos alunos. “O Programa nos auxilia muito e, com certeza, se as nossas crianças enxergam melhor, também vão ter um aprendizado satisfatório”, destacou a diretora.

O Programa Menina dos Olhos

O Programa Menina dos Olhos tem como objetivo identificar, prevenir e proporcionar assistência à saúde visual dos estudantes da Educação Infantil, do Ensino Fundamental e da Educação de Jovens e Adultos do município de Guarulhos, contribuindo para a redução do índice de repetência e evasão escolar, além de conscientizar pais e profissionais da educação sobre a necessidade de reconhecer sinais, sintomas e alterações visuais, como também sobre a importância do tratamento precoce.

O procedimento do Programa começa com triagem através de teste de acuidade visual realizada nas escolas. Os educandos que apresentarem necessidade de consulta oftalmológica são encaminhados ao Expresso da Visão, consultório móvel que fica instalado em Escolas Polo, resultando no tratamento dos problemas de acuidade visual. Para os alunos que necessitarem de óculos, as escolas efetuam a compra.

Somente este ano, o Programa já entregou cerca de 1.300 óculos às crianças, jovens e adultos, alunos de diversas etapas e modalidades da rede de ensino municipal.

Foto: Fábio Nunes Teixeira / PMG

- PUBLICIDADE -