Denúncias da população ajudam Saae a reparar vazamentos e evitar perdas de água


Somente nos primeiros noves meses de 2017, o Saae (Serviço Autônomo de Água e Esgoto) de Guarulhos realizou 24.007 procedimentos de reparos nas redes de distribuição de água e coleta de esgoto, além de
manutenções em cavaletes. O número é 9,5% maior que o registrado no mesmo período do ano anterior. Mas os procedimentos só foram possíveis graças à ajuda da população, que informa ao Saae, por
meio dos canais de comunicação disponibilizados, sobre vazamentos que ocorrem por toda a cidade.

Segundo o superintendente do Saae, Francisco Carone, a colaboração da população é fundamental para que as equipes de manutenção sejam acionadas e resolvam o problema no mais curto prazo de tempo possível.
“É impossível para nós monitorarmos toda a rede. Já o morador pode nos informar assim que detecta um vazamento em sua rua para que possamos promover a manutenção”, explica. “O Saae é o maior interessado em agir rapidamente e estancar os vazamentos, a fim de evitar perdas, já que essa água deixa de chegar às casas dos consumidores”, completa.

Apesar do esforço do Saae em fazer os reparos imediatamente quando é informado, em alguns casos o procedimento pode atrasar devido a fatores externos. Se o local contar com rede de gás, é necessário que a companhia responsável pelo fornecimento de gás faça as marcações para que o Saae inicie os reparos. Em outros casos, a localização do vazamento, por não estar visível, depende do serviço de geofonamento para que seja identificado o ponto exato da perda.

Os consumidores podem informar ao SAAE sempre que perceberem um vazamento em qualquer ponto de Guarulhos por meio do telefone 0800-101042, pelo WhatsApp 99983-4217 ou pelo e-mail
[email protected] . Basta informar o endereço do local de vazamento e algum ponto de referência. “Devido à grande importância que têm essas denúncias, o Saae agradece muito quem nos avisa”, finaliza Carone.

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