Prefeitura apreende caminhões com entulho no Jardim Álamo

- PUBLICIDADE -

A Prefeitura de Guarulhos, em uma ação conjunta das secretarias de Meio Ambiente (Sema) e Serviços Públicos (SSP) e parceria com a Guarda Civil Municipal, apreendeu nesta terça-feira (24), dois caminhões basculantes carregados com entulho, na região do Jardim Álamo.

Apesar de os motoristas estarem se dirigindo a um aterro legalizado, os mesmos não possuíam as guias de Controle de Transporte de Resíduos (CTR), documento fornecido pela Prefeitura e exigido por lei para o transporte deste tipo de material. Os dois homens também foram multados por agentes da SSP.

Como explica a secretária de Serviços Públicos, Loredana Piovesan, o CTR é garantia da destinação adequada dos materiais, pois descreve a origem, o tipo de material transportado e sua destinação, entre outras informações. Os transportadores licenciados exclusivamente para a prestação deste tipo de serviço ficam proibidos de exercê-lo sem o respectivo documento. “Também é importante que as pessoas, ao contratarem o serviço, procurem empresas idôneas que se responsabilizem pela destinação ambientalmente adequada dos resíduos”.

Já na quarta-feira (18), as mesmas equipes apreenderam um caminhão baú cujos ocupantes descartavam vários tipos de materiais na estrada dos Veigas, Cabuçu. Neste caso, além de ter o veículo apreendido, o responsável pelo mesmo foi multado em de cerca de R$40 mil.

Destinação correta

A Prefeitura de Guarulhos disponibiliza 19 pontos de entrega voluntária de materiais (PEVs), onde a população pode deixar, gratuitamente, entulho, móveis em madeira, colchões, sofás e podas de árvores. Cada munícipe pode levar 1m³ de resíduos por dia, o que equivale a 12 carrinhos de mão cheios.

Para volumes acima de 1m³ diário, é necessária a contratação de um transportador cadastrado e licenciado no município, o qual deverá fornecer o CTR – Controle de Transporte de Resíduos.

Os PEVs funcionam de segunda a sexta-feira, das 8h15 às 16h, e aos sábados das 8h15 às 15h30. Os endereços estão disponíveis no portal da Prefeitura de Guarulhos: www.guarulhos.sp.gov.br/pagina/pev

Denúncias

Denúncias de descarte irregular de materiais podem ser realizadas pelo número 0800 772 2006. Não é necessário se identificar.

Foto: Richard Alberto / PMG

- PUBLICIDADE -