Artistas pedem a saída de Alexandre Zeitune do prédio da antiga Câmara Municipal

Um grupo de artistas, ligados ao Fórum Audiovisual de Guarulhos, entregou nesta terça-feira (31) o manifesto “Pela ocupação do ex-prédio da Câmara” ao prefeito Guti (PSB), ao vice Alexandre Zeitune (REDE) e ao subsecretário de Cultura Adalmir Abreu. Eles exigem que o prédio da antiga Câmara Municipal, na praça Getúlio Vargas, no Centro, seja desocupado imediatamente pelo “gabinete” do vice-prefeito e pelo Procon.

O grupo espera que o espaço seja entregue definitivamente aos artista da cidade para que a Cultura possa desenvolver no local o programa de política pública Grucine e o Cine Clube de Guarulhos.
Os artistas, encabeçados pelo produtor cultural Tico Barreto, recolheram mais de 700 assinaturas populares, de 30 vereadores da Câmara Municipal, além de nomes de grande representatividade no meio audiovisual brasileiro, como os atores e atrizes Vera Fischer, Paulo Betti, Dira Paes, Bárbara Paz, o cineasta Edu Felistock, o artista plástico guarulhense Gilmar Pinna e os conselheiros municipais de Cultura, Izabel Neiva e Marcelo Guanais, entre outros.

O grupo de artistas lembra que o prédio onde funcionava a Câmara Municipal tinha a destinação para a Secretaria de Cultura desde a gestão passada, tendo recebido inclusive verbas carimbadas do Ministério da Cultura, para que fosse utilizado pela pasta. Porém, o processo acabou arquivado na gestão anterior.
No manifesto, os artistas afirmam “esperar contar com a compreensão do Executivo e a imediata desocupação do prédio das atividades não relacionadas à cultura e a finalização dos trâmites necessários para a entrega do prédio ao audiovisual”.