Guarulhos amplia a vacinação da febre amarela em mais 15 UBS

- PUBLICIDADE -

A partir da próxima segunda-feira (27), mais 15 Unidades Básicas de Saúde (UBS) irão oferecer a vacina contra a febre amarela na cidade: Palmira, Continental, Vila Rio, Morros, Santa Lídia, Seródio, Haroldo Veloso, Carmela, Lavras, Soberana, Ponte Alta, Santa Paula, Álamo, Aracília e Piratininga. Com essa ampliação, Guarulhos passa a contar com 27 unidades para vacinar preventivamente a população que reside em áreas próximas da mata atlântica.

As demais unidades que integram essa ação preventiva são: Cambará, Cabuçu, Recreio São Jorge, Novo Recreio, Belvedere, Primavera, Acácio, Bananal, Santos Dumont, Fortaleza, Água Azul e Bambi. Já o Ambulatório da Criança (Centro) e a UBS do Parque Cecap são as referências da cidade para a emissão do Certificado Internacional de Vacinação e, portanto, oferecem as doses contra a doença para as pessoas que vão viajar para locais com recomendação vacinal para a febre amarela.

A decisão de ampliar as áreas para imunização da população que reside em áreas próximas da mata atlântica foi confirmada no último dia 13, em reunião convocada pela Secretaria Estadual de Saúde. Na ocasião, também foi acordada que a ação de vacinação preventiva seria estendida aos demais municípios da Região do Alto Tietê.

Desde abril passado, o Ministério da Saúde passou a indicar a dose única contra a febre amarela, com base em estudos científicos que comprovam a eficácia de somente uma aplicação. Sendo assim, crianças e adultos que já tomaram a vacina, não precisam mais se imunizar contra a doença ao longo da vida. Por isso, é fundamental levar a carteirinha de vacinação até os postos para análise do profissional de saúde.

Vale destacar que a vacina contra a febre amarela é contra-indicada para as mulheres grávidas ou que estejam amamentando e os portadores de doença autoimune (com baixa imunidade). Já as pessoas com mais de 60 anos devem apresentar a prescrição médica para se vacinar.

- PUBLICIDADE -