Prefeitura planta mais de 8 mil árvores em onze meses

- PUBLICIDADE -

Nestes primeiros 11 meses da nova administração, a Prefeitura de Guarulhos realizou o plantio de 8.835 árvores em diversos bairros da cidade. Deste total 5.271 mudas foram plantadas com recursos da administração direta e outras 3.564, através do PAC Cidade Satélite Cumbica, programa do Governo Federal.

A iniciativa integra o Programa Ilhas Verdes (PIV), que tem por objetivo diminuir a temperatura média registradas nas ilhas de calor localizadas principalmente nos bairros do eixo Cumbica-Pimentas. A identificação das regiões mais quentes é realizada através do satélite térmico da Universidade Guarulhos e todo o trabalho de plantio, desde a abertura dos berços até a escolha das espécies é feita pela equipe técnica da Secretaria de Meio Ambiente (SEMA).

Diversas escolas da região também foram arborizadas, com participação dos alunos no plantio. Em todos os locais as espécies escolhidas são integrantes da Mata Atlântica regional, como ipê, pau formiga, araçá, pau ferro, pau Brasil, pitangueira, jabuticaba, sibipiruna, canafístula, lofantera, monguba, cabeludinha, entre outras. Todas as mudas foram produzidas no Horto Florestal Burle Marx, no Bonsucesso. Em média, cada árvore tira da atmosfera 162 Kg de CO² nos primeiros 20 anos de vida.

Também colaboraram com o PIV a Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer (Secel), Sesc, Tiro de Guerra, Hospital Geral de Guarulhos, Lions Clube, Cummins Brasil e EDP Bandeirantes.

- PUBLICIDADE -