Prorrogada a inscrição para o Vestibular das Fatecs


O prazo de inscrição para o processo seletivo das Faculdades de Tecnologia (Fatecs) do Estado de São Paulo foi prorrogado até as 15 horas da desta sexta-feira, dia 8 de dezembro. O exame será no domingo 14 de janeiro.
O Vestibular para o primeiro semestre de 2018 oferece 14.090 vagas, distribuídas entre os 73 cursos gratuitos de graduação tecnológica. Esse número inclui dois cursos inéditos: o de Gestão de Energia e Eficiência Energética, que será oferecido na Fatec Campinas, resulta da parceria do Centro Paula Souza com a Secretaria de Energia e Mineração do Estado de São Paulo. E o de Manufatura Avançada, da Fatec São José dos Campos, que visa agregar novas tecnologias para atender às demandas voltadas à indústria 4.0.

Outra novidade deste Vestibular: a Fatec São Carlos vai ampliar os cursos da unidade, oferecendo Gestão de Recursos Humanos (serão 40 vagas à noite).

Inscrições

Para concorrer a uma das vagas do processo seletivo, o candidato deve ter concluído ou estar cursando o Ensino Médio ou equivalente, desde que no ato da matrícula comprove a conclusão do curso.

Para se inscrever, exclusivamente pela internet, é necessário preencher a ficha de inscrição e o questionário socioeconômico, imprimir o boleto e pagar a taxa no valor de R$ 64,80 (em dinheiro), em qualquer agência bancária.

No ato da inscrição é possível escolher um curso em primeira opção e colocar como segunda opção: o mesmo curso de primeira opção em outro período na mesma Fatec; ou o mesmo curso de primeira opção em qualquer período de outra Fatec; ou ainda qualquer curso com o mesmo conjunto de disciplinas prioritárias (a relação dos cursos estará na internet, no momento em que o candidato for definir a segunda opção), em qualquer Fatec e período.

O candidato com deficiência, que precise de condições especiais para fazer a prova deve mencionar sua necessidade na ficha de inscrição eletrônica. Será necessária a apresentação de laudo médico, emitido por especialista, até as 15 horas do dia 8 de dezembro.

O Manual do Candidato, que traz todas as datas, normas e orientações para o processo seletivo, está disponível no site para download gratuito.

Inclusão Social

O Sistema de Pontuação Acrescida concede bônus de 3% a estudantes afrodescendentes e de 10% a oriundos da rede pública. Caso o aluno esteja nas duas situações, recebe 13% de bônus.

Para ter direito ao bônus, o candidato afrodescendente deve fazer a autodeclaração no ato da inscrição.

O candidato também deve informar, no momento da inscrição, se é egresso do ensino público. A comprovação de que cursou integralmente o Ensino Médio na rede pública (federal, estadual ou municipal) será exigida no ato da matrícula por meio da apresentação do histórico escolar ou da declaração escolar, contendo o detalhamento das séries cursadas e o nome da escola.

É indispensável que o candidato verifique se realmente tem direito à pontuação acrescida, pois a matrícula não poderá ser realizada e a vaga será perdida caso as informações não atendam às condições estabelecidas em sua totalidade.

Foto: Gastão Guedes

- PUBLICIDADE -