Um total de 195 animais, sendo 122 cães e 73 gatos, foi adotado neste ano através das feiras promovidas pelo Centro de Controle de Zoonoses (CCZ). As feiras são realizadas mensalmente e são disponibilizados animais machos e fêmeas, adultos e filhotes, sendo alguns de raça.

Todos os animais colocados para adoção no CCZ são castrados, vacinados, medicados contra vermes e microchipados. Atualmente há no local 68 cães e 37 gatos, totalizando 105 animais. A Divisão Técnica do Centro de Controle de Zoonoses, no bairro de Bonsucesso, foi inaugurada em 02 de julho de 2014. No local há 131 servidores.

O CCZ tem um leque de atribuições, como controle de roedores, de animais sinantrópicos, vetores, arboviroses; recolhimento e identificação de amostras larvárias; castração de cães e gatos; registro e identificação eletrônica (microchip) de animais; vacinação antirrábica; recolhimento seletivo de cães, gatos, suínos, caprinos, ovinos, equinos e bovinos; avaliação clínica de animais em estado terminal; procedimentos de eutanásia, de necropsia para envio de amostras para laboratório, em casos suspeitos de raiva; envio de amostras para laboratório em casos suspeitos de esporotricose e leishmaniose; captura de quirópteros (morcegos); investigação epidemiológica de casos de esporotricose; observação domiciliar em casos suspeitos de raiva; limpeza dos canis e manutenção dos animais abrigados; fiscalização zoossanitária, entre outros.

O CCZ fica aberto de segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 17h. Além de funcionar como um posto fixo de vacinação contra a raiva durante o ano todo, no local a população também pode adotar animais nos dias de semana. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 2436-3666.

1 COMENTÁRIO

  1. Importante essa divulgação, porque a maioria das pessoas vêem esse departamento da prefeitura como um matadouro.
    O volume de animais abandonados em nossa cidade é muito grande, seria interessante que a prefeitura tivesse parceria com clínicas em diversos bairros, para ampliar o volume de castração, diminuindo assim a população de cães de rua.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here