Parceria inédita entre Prefeitura e MTE adianta instalação do Observatório Nacional do Mercado de Trabalho em Guarulhos

- PUBLICIDADE -

Servidores da Secretaria do Trabalho da Prefeitura de Guarulhos concluíram nesta quarta-feira (20), curso de formação para implantação e operacionalização local do sistema do Observatório Nacional do Mercado de Trabalho, iniciativa do Governo Federal, através do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). Esta foi a primeira vez que o curso foi oferecido in loco a uma Prefeitura.

A vinda dos técnicos do MTE a Guarulhos ocorreu a pedido da Secretária do Trabalho, Telma Cardia, que explica: “É de suma importância termos o completo entendimento dos mercados de trabalho nacional e local para desenvolvermos políticas de emprego com maior assertividade e eficiência e, assim, ajudar os munícipes a se colocarem no mercado de trabalho. A realização do curso foi fundamental para a capacitação dos nossos servidores que agora poderão acelerar o processo de instalação do sistema do Observatório na cidade”.

Com carga horária de 16 horas, o curso foi ministrado em dois dias no Adamastor Centro, e apresentou as formas de manuseio das fontes de dados a serem trabalhadas na análise do mercado de trabalho local, a estrutura necessária para o funcionamento do Observatório e os boletins informativos que serão disponibilizados pela Secretaria do Trabalho. Também foram abordados os assuntos: Concepção, Objetivos e Organização do Observatório do Trabalho; Observatório Nacional e Rede de Observatórios do Trabalho; Principais características das bases de dados sobre o mercado de trabalho; Descrição dos principais conceitos e indicadores sobre o mercado de trabalho; Acompanhamento e monitoramento de políticas públicas de emprego, e Construção de indicadores.

De acordo com técnicos da Secretaria do Trabalho, a expectativa é que em janeiro de 2018 seja lançado o primeiro Boletim Estrutural do Mercado de Trabalho em Guarulhos.

(Assessoria Imprensa Guarulhos)
Foto: Divulgação

- PUBLICIDADE -