A Prefeitura de Guarulhos inaugurou na manhã desta quarta-feira (27), a Unidade de Pronto Atendimento Cumbica – Prefeito Vicentino Papotto. A UPA classificada como porte II, tem atendimento 24 horas, sete dias por semana, na rua dos Jesuítas, 533 (esquina com a rua Itanhomi), Cidade Industrial Satélite, em Cumbica.

Com capacidade para 400 atendimentos diários, a unidade oferece assistência de urgência e emergência em clínica médica e pediatria, além de exames de raio-X, atendimento odontológico no período diurno e, a partir do primeiro trimestre de 2018, também atenderá casos de ortopedia. A administração da UPA Cumbica está a cargo da Fundação ABC.

Durante a cerimônia, o prefeito Guti falou sobre a necessidade de mais unidades como esta na cidade, sobretudo na região de Cumbica que, até então, carecia do serviço. “A população daqui precisava muito de uma UPA aberta 24 horas para atender as urgências e emergências da região. Ficamos muito felizes em devolver à população algo que ela merece e que é tão basilar como o direito à saúde e, principalmente, por sabermos que a vida de muitas pessoas será impactada positivamente”.

O secretário de Saúde, José Sérgio Iglesias Filho, comentou sobre a agilidade com que as conquistas para a saúde de Guarulhos têm sido alcançadas. “Prefeito, você tinha prometido quatro Cemegs em quatro anos de governo e nós já entregamos os quatro no primeiro ano. Havia prometido abrir as UPAS que estavam fechadas há muitos anos e eu duvidei que isso fosse viável e possível, mas hoje estamos concretizando a abertura da segunda unidade”.

Familiares do ex-prefeito de Guarulhos (1993 a 1996), Vicentino Papotto, falecido há pouco mais de um mês, também prestigiaram a ocasião, entre eles Mercedes Papotto, ex-primeira-dama de Guarulhos, e Cláudia Papotto, secretária adjunta de Assistência Social.  “Aqui vai ser abençoado. Já é abençoado. Eu tenho certeza que ele [Vicentino Papotto] está aqui vendo essa conquista. Aqui vai ser referência. Vai ter a benção do papai”, afirmou Cláudia.

Estrutura
Com área de mais de 1,3 mil m², a unidade possui três consultórios médicos e um consultório odontológico, salas de urgência, classificação de risco, medicação e reidratação, radiologia, eletrocardiograma, sutura e curativo, gesso com consultório ortopédico, inalação e coleta de exames, espaços de observação feminina e masculina com quatro leitos cada um, e outros seis no setor pediátrico, além de sala de isolamento em cada ala. A nova UPA conta também com recepção, farmácia, sanitários para portadores de necessidades especiais, sanitário infantil e familiar e espaço de descanso para os funcionários no piso superior.

(Assessoria Imprensa Guarulhos)
Foto: Sidnei Barros/PMG

14 COMENTÁRIOS

  1. Parabéns,mesmo nessa crise o prefeito segui trabalhando em prol da população, que a oposição de hoje que à bem pouco tempo atrás governou guarulhos coloque a mão na consciência, porque deixaram a cidade falida e endividada e os cofres limpos agora querem criticar, porque eles mesmos quebraram a prefeitura e a cidade.

  2. Parabéns pela iniciativa, com certeza vai fazer mais na periferia , só uma observacao: se o VER E A GUARDA DE TRÂNSITO fosse mais atuante em relação aos absurdos que acontesse em nossas ruas e avenidas dos bairros geraria muito mais receitas com multas de trânsito para ser usado em projetos como esse, PARABÉNS até que enfim algum prefeito está fazendo algo útil para essa cidade saqueada

  3. kkkkkkk parece uma piada inauguração mais quando o povo precisa nunca tem médico remédios pq aqui no hospital pimenta nunca tem médico oq povo tá morrendo lá no tem aparelho pra fazer nada é uma vergonha ou seja só igana o povo pra quer inauguração de upa mais não tem médico suficiente vergonha.

  4. Parabéns prefeito precisamos de um assim no ponte alta porque o UBS do ponte alta n está com nada médicos q n sabem ver resultados de exames como acontece com a minha filha de 14 anos q estava com infecção na urina é a médica viu o exame e disse que estava tudo normal. Quem descobriu q minha filha está com infecção foi a piscologa por q minha filha entrou em depressão e ela foi olha os exames aí descobriu podia ser esse o motivo dela esta com depressão tem q ter médico melhor lá por os q tem lá tá uma negação e outra um médico pra tudo clínico geral pediatria ginicoligísta aí n da né.Prefeito Guti por favor sei q vc vai resolver isso obrigada Deus abençoe.

  5. PARABENS PREFEITO GUTI POR ESTAR TRABALHANDO EM PROL DA SAUDE NA NOSSA CIDADE DE GUARULHOS,
    POR FAVOR, PROVIDÊNCIA UMA UPA 24 HORAS AQUI NO BOM CLIMA, MAIS PRECISAMENTE NA AVENIDA BOM CLIMA,
    AQUI NA REGIÃO TEMOS MUITOS MORADORES COM PROBLEMAS DE SAÚDE, SEM CONDUÇÃO PRÓPRIA, SEM CONDIÇÕES DE TER PLANO DE SAUDE E SEM CONDIÇÕES FISICAS PARA IR ATÉ O HMU,
    PENSE COM CARINHO NESSA SUGESTÃO, TENHO CERTEZA QUE MUITOS FICARÃO GRATOS AO SENHOR E A DEUS,
    OBRIGADO
    RITA

  6. Bom dia ,,,Essa fazia tempo que estava pra ser entregue e nunca entregava, fico feliz que o gute tem feito um bom trabalho que continiu trabalhando dessa forma,precisamos de pessoas que queiram trabalhar pela população e não daqueles que entram pro nos roubar e nada fazem, nessas horas quem só faz criticas não aparece é sempre assim, parabéns( Guti) você tem feito a diferença continue trabalhando e que Deus te proteja….

  7. Parabéns prefeito pelo esforço.pois sabemos q nossa cidade está falida desejo q continue funcionando bem moro aqui do lado na mesma rua e estou muito feliz será ótimo pra mim e pra minha família

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here