Prefeitura inaugura UPA com atendimento 24 horas em Cumbica

- PUBLICIDADE -

A Prefeitura de Guarulhos inaugurou na manhã desta quarta-feira (27), a Unidade de Pronto Atendimento Cumbica – Prefeito Vicentino Papotto. A UPA classificada como porte II, tem atendimento 24 horas, sete dias por semana, na rua dos Jesuítas, 533 (esquina com a rua Itanhomi), Cidade Industrial Satélite, em Cumbica.

Com capacidade para 400 atendimentos diários, a unidade oferece assistência de urgência e emergência em clínica médica e pediatria, além de exames de raio-X, atendimento odontológico no período diurno e, a partir do primeiro trimestre de 2018, também atenderá casos de ortopedia. A administração da UPA Cumbica está a cargo da Fundação ABC.

Durante a cerimônia, o prefeito Guti falou sobre a necessidade de mais unidades como esta na cidade, sobretudo na região de Cumbica que, até então, carecia do serviço. “A população daqui precisava muito de uma UPA aberta 24 horas para atender as urgências e emergências da região. Ficamos muito felizes em devolver à população algo que ela merece e que é tão basilar como o direito à saúde e, principalmente, por sabermos que a vida de muitas pessoas será impactada positivamente”.

O secretário de Saúde, José Sérgio Iglesias Filho, comentou sobre a agilidade com que as conquistas para a saúde de Guarulhos têm sido alcançadas. “Prefeito, você tinha prometido quatro Cemegs em quatro anos de governo e nós já entregamos os quatro no primeiro ano. Havia prometido abrir as UPAS que estavam fechadas há muitos anos e eu duvidei que isso fosse viável e possível, mas hoje estamos concretizando a abertura da segunda unidade”.

Familiares do ex-prefeito de Guarulhos (1993 a 1996), Vicentino Papotto, falecido há pouco mais de um mês, também prestigiaram a ocasião, entre eles Mercedes Papotto, ex-primeira-dama de Guarulhos, e Cláudia Papotto, secretária adjunta de Assistência Social.  “Aqui vai ser abençoado. Já é abençoado. Eu tenho certeza que ele [Vicentino Papotto] está aqui vendo essa conquista. Aqui vai ser referência. Vai ter a benção do papai”, afirmou Cláudia.

Estrutura
Com área de mais de 1,3 mil m², a unidade possui três consultórios médicos e um consultório odontológico, salas de urgência, classificação de risco, medicação e reidratação, radiologia, eletrocardiograma, sutura e curativo, gesso com consultório ortopédico, inalação e coleta de exames, espaços de observação feminina e masculina com quatro leitos cada um, e outros seis no setor pediátrico, além de sala de isolamento em cada ala. A nova UPA conta também com recepção, farmácia, sanitários para portadores de necessidades especiais, sanitário infantil e familiar e espaço de descanso para os funcionários no piso superior.

(Assessoria Imprensa Guarulhos)
Foto: Sidnei Barros/PMG

- PUBLICIDADE -