Quase 80% da população ainda não foi vacinada contra a febre amarela na cidade de Guarulhos

- PUBLICIDADE -

Quase 80% da população ainda não tomou a vacina contra a febre amarela nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Guarulhos. Segundo a Secretaria de Saúde, 310.996 mil pessoas foram vacinadas até o final da tarde desta terça-feira (09), o que representa um número de apenas 23% do total de 1.349.113 guarulhenses conforme a estimativa populacional do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Somente nesta terça-feira (9), de acordo com dados da Saúde, 18.136 mil pessoas foram vacinadas nas 30 UBSs da cidade, porém, no último sábado (6), por exemplo, houve apenas 3.693 doses aplicadas.
A Secretaria da Saúde aguarda ainda a definição do Centro de Vigilância Epidemiológica (CVE), relacionada à possibilidade de ampliação da vacinação no município, pois atualmente as doses estão sendo distribuídas em 31 UBSs, inclusive a unidade do bairro Itapegica passou a vacinar a partir desta quarta-feira (10).

A procura pelas doses ainda continua grande no município, sendo registradas grandes filas inclusive na UBS Cavadas, onde somente na segunda-feira (08), 597 pessoas foram vacinadas. Usuários reclamam também da grande demora em receber a vacinação, principalmente no Ambulatório da Criança e UBS Cecap. “Fiquei na fila por vinte minutos com meus filhos, e acabei desistindo porque tinha muita gente e poucos funcionários para atender”, afirmou a comerciante Cláudia Yuri Custódio.

Reportagem: Ulisses Carvalho
[email protected]
Foto: Fábio Nunes Teixeira

- PUBLICIDADE -