Com o objetivo de ter o maior controle sobre a vacinação da população, todas as unidades de saúde da cidade de Arujá estão exigindo o comprovante de residência para que pessoas fora do município não venham tentar tomar a dose. “Muitos moradores de Guarulhos estavam vindo para a cidade atrás das vacinas”, afirmou o segurança de estacionamento Vinicius Golin Silva, 26.

As doses contra a febre amarela em Arujá acabaram nesta terça-feira (16), porém, nesta quarta-feira (17), a Secretaria da Saúde já recebeu mais vacinas, que devem ser redistribuídas para todas as unidades, devendo retornar a vacinação nesta quinta-feira (18).

De acordo com a prefeitura da cidade, quem trabalha em Arujá e mora em Guarulhos ou outro município, pode se vacinar, mas quem vai para a cidade somente atrás da dose, não irá conseguir, por conta do comprovante de residência. “A prefeitura de Arujá segue as normas do Grupo de Vigilância Epidemiológica (GVE)”.

Reportagem: Ulisses Carvalho
ulissescarvalho@grupomgcom.com.br
Foto: Ivanildo Porto

2 COMENTÁRIOS

  1. O Sistema Único de Saúde – SUS, é como o nome diz: Único.
    E é único no Brasil inteiro.
    As vacinas da febre amarela não são dquiridas pelo Município, mas, pelo SUS.
    Logo, você pode e DEVE exigir ser vacinado em qualquer “porta” do SUS, seja em Arujá ou qualquer município do Estado ou do Brasil.
    Quem, mesmo sendo de Arujá mas tiver em outra cidade pode exigir ser vacinado
    E se ainda assim houver recusa, cheme a polícia, porque é caso de polícia e o Município vai ter que explicar para o Ministério da Saúde e Ministério Público, o porque da recusa.
    Seja como for, ouvi entrevista hoje cedo do Secretário de Estado da Saúde, que assegurou que não faltará vacina.
    Ele explicou as filas mais ou menos assim: um posto de saúde (UBS) que tem capacidade para atender 1.000 pessoas por dia, tem recebido 10.000. Lógico que haverá filas, mas, não faltará vacina.
    Vacine-se, previna-se e faça isso onde estiver no território nacional, inclusive, Arujá.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here