Sem verba, equipe de ginástica acrobática desiste de disputar o mundial na Bélgica


Apesar da classificação para a disputa do Mundial de Ginástica Acrobática na Bélgica, as atletas guarulhense Deborah Teixeira, Gabriella Moíno e Giovana Marinho não irão disputar a competição que está prevista para acontecer no começo do mês abril por conta da falta de recursos financeiros.

Segundo apuração do HOJE, as três ginastas necessitam de aproximadamente R$ 12 mil para custear hospedagem, transporte (passagens aéreas) e alimentação, inclusive dos acompanhantes. Integrantes da seleção brasileira, elas garantiram suas respectivas vagas para a categoria entre 12 e 18 anos.
Sem alternativa para conseguir o montante necessário, elas apostaram na promoção de eventos para venda de iguarias do tipo fogaça com o propósito de arrecadar fundos. No entanto, com a desistência em disputar a competição internacional pela falta de apoio e recursos, os eventos foram mantidos para que possa ser direcionado a participação da equipe guarulhense no Campeonato Brasileiro.

Elaine Marinho, 42, mãe da ginasta Giovana Marinho, revelou a frustração da jovem pelo fato de não disputar o Mundial. Elaine afirma que trabalha o psicológico de Giovana para que a decepção não possa se tornar um empecilho no decorrer de sua carreira. O HOJE tentou falar com os responsáveis legais pelas demais atletas, mas não obteve retorno.

“Infelizmente é assim. Ela ficou bastante chateada e frustrada. Pela questão financeira é muito complicada. Falo pra ela continuar lutando pra que outras oportunidades possam surgir. É duro por que ela só tem 13 anos. Mas, a gente tem que seguir em frente”, concluiu.

Já a Prefeitura ressalta que decisão foi tomada pela técnica e coordenadora, Ana Cecília Zarantonelli, devido aos curtos prazos do calendário europeu, diferente da temporada nacional. A prioridade no momento é concentrar os esforços das atletas para o Campeonato Brasileiro de 2018 e para a seletiva para o Pan-Americano 2019.

Antônio Boaventura
[email protected]
Foto: Ivanildo Porto

- PUBLICIDADE -