Abertura de 4 UBS totaliza mais de mil atendimentos neste sábado

- PUBLICIDADE -

Neste sábado (22), as quatro Unidades Básicas de Saúde (UBS) que abriram pelo programa emergencial Saúde Agora – Cumbica (Mário Macca), Santa Paula, Itapegica e Paulista – totalizaram mais de 1.200 atendimentos à população. Foram realizadas 241 consultas médicas, 15 odontológicas, 124 exames de papanicolau (de prevenção do câncer de colo de útero), 375 testes rápidos para a detecção de doenças e 113 procedimentos de enfermagem.

Também foram atendidas 122 pessoas nas farmácias das unidades, aplicadas 22 vacinas, além de ações de planejamento familiar, preenchimento e atualização do cadastro E-SUS, entre outros procedimentos. No sábado, as UBS aproveitaram ainda para exibir vídeos educativos na sala de espera sobre a febre amarela e sobre a cultura da paz, dentro do chamado Janeiro Branco, mês dedicado às ações pela paz e de não violência na cidade.

O atendimento nas UBS aos sábados pelo programa Saúde Agora é realizado das 8 às 16 horas, beneficiando tanto as pessoas com consultas previamente agendadas, como aquelas que comparecem espontaneamente às unidades. Além de consultas e exames, também são atualizadas as condicionalidades (compromissos) do Programa Bolsa Família e as carteirinhas de vacinação, desenvolvidas ações educativas, bem como regularizadas questões administrativas e outras que se fizerem necessárias.

Foto: Nicollas Ornelas

- PUBLICIDADE -