Encontro inter-religioso celebra combate à intolerância

Assunto: Igreja de Bonsucesso Local: Bonsucesso Data: 24.07.2015 Foto: Fabio Nunes Teixeira
- PUBLICIDADE -

A Prefeitura de Guarulhos, por meio da Subsecretaria de Igualdade Racial (SIR), vinculada à Secretaria de Assuntos Difusos, e do Conselho de Promoção da Igualdade Racial – COMPIR, promoverá na próxima terça-feira (30), às 19h, um encontro inter-religioso em alusão ao Dia Internacional de Combate à Intolerância Religiosa, celebrado no dia 21 de janeiro. O evento ocorrerá no auditório da Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer (SECEL), que fica na Rua Claudino Barbosa, 313 – Macedo.

O encontro contará com a presença de representantes de várias religiões e será um espaço para discutir e elaborar propostas de ações que promovam o combate às discriminações étnico-raciais e religiosas na cidade e para semear a cultura de paz.
Para o secretário de Assuntos Difusos, Lameh Smeili, é preciso ter tolerância às diversas religiões. “A pessoa deve ser respeitada nas suas escolhas e crenças religiosas. É preciso mais amor e menos ódio na sociedade para a paz que queremos no mundo. Esse encontro traz essa mensagem”, afirmou.

Disque 100 para denúncias em todo território nacional. Em Guarulhos existe o SOS Racismo, que recebe, acolhe, atende e encaminha denúncias de discriminação étnico-racial, religiosa ou intolerância correlata, por meio do e-mail: [email protected]. Mais informações pelo telefone: 2409-6843.

Memória
O Dia Internacional de Combate à Intolerância Religiosa foi Instituído pela Lei nº 11.635, de 27 de dezembro de 2007, e relembra o dia do falecimento da Iyalorixá Mãe Gilda, do terreiro Axé Abassá de Ogum (BA). Vítima de intolerância por ser praticante da religião de matriz africana, ela foi acusada de charlatanismo, teve sua casa atacada e pessoas da comunidade foram agredidas. Em razão desses fatos, Mãe Gilda veio a falecer em 21 de janeiro, vítima de infarto.
Intolerância religiosa é a discriminação contra pessoas e grupos que têm diferentes crenças ou religiões. É marcada, principalmente, por atitudes agressivas e ofensivas, sendo tratada como crime e tendo punição prevista na Lei nº 9459/2007.

- PUBLICIDADE -