Agendamento para vacinação contra febre amarela provoca grandes filas

- PUBLICIDADE -

Nesta segunda-feira (29), com a nova abertura do agendamento para a vacinação contra a febre amarela nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Guarulhos, as pessoas formaram grandes filas em busca da dose. Em parte das unidades, a movimentação dos moradores começou por volta das 4h.
Segundo apurou o HOJE, as UBSs do Residencial Bambi e Primavera não têm mais agendamento para esta semana. A primeira unidade está aplicando cerca de 50 doses diariamente, e a segunda, 100, sendo 20 preferencial para idosos. Outra unidade que também deve esgotar o agendamento rapidamente é a da Água Azul, que tem uma cota de 50 vacinas por dia.

“Esta é minha segunda vez que venho atrás da vacina nesta unidade. Cheguei às 7h, porém, está demorando muito”, afirmou o professor Bruno Saramelo, 28, na fila que seguia até o final da rua na UBS Vila Rio de Janeiro. Se não bastasse a demora, os usuários também reclamam da falta de profissionais. “É tudo feito sem planejamento, tem que colocar mais pessoas para atender”, afirmou a analista Nanci Barros Godói.

Ao contrário da Vila Rio de Janeiro, a UBS Morros além de agendar, também aplicava a vacinação, porém a movimentação era intensa, já que a fila contornava toda a rua. “Procurei a vacina na semana passada nesta unidade, mas já tinha acabado então cheguei por volta das 7h para conseguir tomar a dose, já que não há vacinação aos finais de semana e estou perdendo meu horário de serviço”, disse a assistente de planejamento Sônia Regina.

As UBSs Munhoz e Ponte Grande deixaram de vacinar nesta segunda-feira, já que a administração municipal informou que as duas unidades apenas passaram a vacinar temporariamente. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, foram recebidas aproximadamente 600 mil vacinas, sendo imunizadas 518 mil pessoas.

Mais dez UBS passarão a aplicar as doses de vacina nesta quarta

A partir desta quarta-feira (31), mais dez unidades passarão a vacinar contra a febre amarela. São elas: Tranquilidade e Jardim Vila Galvão (Região Centro); Jovaia (Região Cantareira); Presidente Dutra, Marinópolis, Allan Kardec e Inocoop (Região São João/Bonsucesso); e Jacy, Uirapuru e Jurema (Região Pimentas/Cumbica). O agendamento será aberto nesta terça-feira (30), às 8h e é necessário apresentar comprovante de residência para efetuá-lo.

A medida preventiva tem base técnica conforme notificações de casos suspeitos de moradores com febre amarela nessas áreas. Além disso, a estratégia é ampliar a área de vacinação, facilitando o acesso da população que tem se deslocado para outras regiões da cidade em busca da vacina. Nas UBS do entorno da Cantareira, as doses serão reduzidas, já que a meta de vacinação definida pelo Grupo de Vigilância Epidemiológica Estadual foi superada.

Reportagem: Ulisses Carvalho
[email protected]
Foto: Ivanildo Porto

- PUBLICIDADE -