Prefeitura remove 52 caminhões de resíduos de vias e terrenos em janeiro

A Prefeitura de Guarulhos retirou 52 caminhões de resíduos, o equivalente a 206 toneladas, jogados irregularmente nas vias e terrenos da cidade. O número foi divulgado nesta segunda-feira (5), com a apresentação do balanço do trabalho realizado durante o primeiro mês do ano pelo Departamento de Limpeza Pública (Delurb), da Secretaria de Serviços Públicos. Esses números – que são altos -revelam a falta de cidadania dos que praticam esse ato, passível de multa de até R$ 40 mil, além de gerar grande prejuízo ambiental e financeiro para o município.

Diversos pontos de descarte irregular foram novamente limpos pela Prefeitura, com destaque para dois endereços – rua Maria Paula Motta, no Jardim Presidente Dutra, e avenida Presidente Humberto de Alencar Castelo Branco, na Vila Augusta – dos quais, apenas neste período, foram removidos 18 caminhões de sujeira. O bairro Itapegica não ficou muito atrás, com a retirada de mais 15 caminhões de materiais diversos, como entulho, móveis velhos, pneus, madeira e terra.

O deslocamento de equipes e de equipamento para a retirada de resíduos jogados irregularmente traz muitos prejuízos à cidade, como explica Felipe Gabriel Nagem, diretor do Delurb: “Toda vez que precisamos deslocar equipes para a limpeza de pontos de descarte irregular atrasamos o desenvolvimento da cidade, pois estes servidores poderiam se dedicar a outras tarefas. Estas operações que, na maioria das vezes, precisam ser refeitas inúmeras vezes no mesmo local, também consomem considerável soma em dinheiro, o que acaba causando prejuízo financeiro aos cofres públicos. Nosso trabalho só será efetivo quando todos começarem a colaborar com a limpeza da cidade”.

Além de descartar o lixo doméstico respeitando dias e horários de coleta, cada cidadão pode colaborar para manter a cidade limpa levando entulho da construção civil, madeiras, móveis velhos, restos de poda, entre outros itens, até um dos 19 Pontos de Entrega Voluntária (PEV) disponibilizados pela Prefeitura. O serviço é gratuito. Endereços e regras podem ser consultados em: www.guarulhos.sp.gov.br/pagina/pev

Multa

De acordo com a Lei 7.572/2017, o valor da multa por irregularidades relacionadas a descarte irregular de resíduos pode ultrapassar R$40 mil, o que varia de acordo com vários fatores, entre eles quantidade de material e horário da infração. Além disso, há a apreensão do veículo envolvido na infração e, em caso de reincidência, o mesmo poderá ser incorporado ao patrimônio público municipal.